Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Resenha: A Cidade das Sombras

21 de jul. de 2011

Título: A Cidade das Sombras
Autor: Jeanne Duprau
Ano: 2005
Páginas: 224
Editora: Nova Fronteira
Classificação: Bom
Sinopse: O desafio de Lina Mayfleet e Doon Harrow, ambos de 12 anos, é nada menos do que salvar toda a população da cidade em que vivem, a estranha Ember, onde não há sol nem lua. A iluminação do lugar depende de um gerador, que, após duas centenas de anos, dá mostras de que não vai durar muito. Mas como duas crianças podem acabar com tamanha responsabilidade nas mãos? É essa a história do infanto-juvenil Ember A cidade das sombras, de Jeanne DuPrau.
Uma cidade subterrânea chamada Ember foi construída por vários mestres de obras e engenheiros há muito tempo atrás, pois a Terra estava sendo tomada pela destruição. Essa cidade vive em função de um gerador.

Os construtores deixaram instruções para sair da cidade em uma caixa que seria passanda de presidente a presidente, até chegar a hora ideal em que ela se abrisse. Mas algo terrível aconteceu. A caixa foi perdida.

Muitos anos se passaram e a caixa foi esquecida entre os cidadãos de Ember.


Lina era uma jovem alegre e que adorava correr. Doon calmo e com um objetivo claro na cabeça: Ajudar Ember. A cidade estava passando por diversas dificuldades, o gerador estava parando de funcionar, ameaçando deixar a cidade em total escuridão.

Mas um belo dia, a avó de Lina estava procurando alguma coisa no armário e encontra sua pequena neta Poppy mastigando algum papel. Lina recolhe os papeis que sobraram e começa a decifrar os enigmas, com a ajuda de Doon. 

A história é emocionante, cativante e supreente.

O livro nos dá uma visão do que acontecerá com os humanos se nós não cuidamos do nosso planeta, ou sobre o possível 2012. Isso é uma questão para se pensar, pois a idéia do que ocorreu não está clara no livro, só que o planeta deixou de ser habitável. Também nos mostra que não há idade para se procurar soluções para os problemas.

Um aspecto negativo é que os cidadãos de Ember não têm a noção do é vela, fósforo, remo, barco, gato nada disso. E além do mais, não existe nenhum livro explicando as coisas e como funcionam elas. Ninguém sabe como o gerador funciona ou como funciona a eletricidade. Isso é meio que uma idiotice. Mas isso não deixa o livro ruim, só da um pouco de raiva por eles não saberem de coisas tão obvias.

O livro é muito bom. Aconselho a lerem. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. 2012? Tenho medo.
    Quero ler esse livro!
    Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  2. Livro interessante!
    Acredito que em uma civilização que vc n tenha livros, vc n tem conhecimento...
    complicado =D
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Caramba a história promete! Bem diferente, amei a resenha, bem sincera e, confesso que fiquei muito curiosa em ler esse livro. Aliás, gostei mesmo, é de 2005, estou um pouco cansada de lançamentos :P

    Beijinhus

    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Achei o filme legal. O livro deve ser 10.000 vezes melhor. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha.Assisti ao ao filme tb. É um livro fantástico, narra as aventuras de Lina, uma garota de 12 anos que descobre certo dia uma misteriosa caixa que contém uma carta,ela acredita que pode ajudar a salvar a cidade e junto com seu amigo Doon,tentam decifrar a carta. Eles correm contra o tempo, antes que o gerador da cidade pare de funcionar e assim tudo fique na escuridão e assim ficamos torcendo pelos protagonistas e para que encontrem a saída nos túneis e assim salvar a sua cidade da escuridão.O mundo criado por Jeanne DuPrau é interessante às vezes chega a ser até claustrofóbico.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.