Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Resenha: Percy Jackson e Os Olimpianos: o Ladrão de Raios

14 de jan. de 2012
Título: Percy Jackson e Os Olimpianos: o Ladrão de Raios
Autor: Rick Riordan
Ano: 2008
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Classificação: Ótimo

Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Perseu Jackson, ou simplesmente Percy, é um garoto de 12 anos quase normal, ele não se ajusta aos padrões sociais, tem problemas de déficit de atenção e dislexia – dificuldades em escrever, soletrar e ler e todo ano é expulso de alguma escola. Ele não sabe o que acontece, é um menino esforçado, mas acaba sempre se metendo em encrencas.

Percy descobre que é um semi-deus da pior maneira possível, sua mãe uma humana e seu pai um deus. Graças a isso ele se vê enfrentando diversos monstros mitológicos, no meio de tanta loucura acaba se envolvendo numa aventura com Grover um sátiro e Annabeth, filha de Atena, para recuperar um item muito importante de um Deus e evitar uma possível guerra que irá destruir nosso planeta

Percy Jackson e o Ladrão de Raios é um livro cheio de aventura e muitos mistérios.

A mitologia é muito bem trabalhada, rica em detalhes e bem conservadora. No entanto Riordan mudou coisas em alguns deuses como Hades, o deus do Mundo Inferior. Na mitologia Hades é um deus justo e não é visto como cruel e enganador. No livro, Riordan destroce e trata Hades como cruel, enganador e ganancioso. Outra grande mudança foi com Dionísio, deus do vinho que na mitologia é alegre e vivi bêbado, no livro é mal humorado e proibido de beber. Isso pode ser explicado, porque é um livro infanto-juvenil e o escritor não querendo incentivar os jovens a beberem proibiu Dionísio de consumir seu próprio “poder”.

Algo que eu posso dizer que a parte que explica por que os deuses estão nos EUA é puro patriotismo, preconceito e arrogância, pois dizer que os EUA é o melhor país do mundo, pela forma que se explica no livro é algo que chega a ser ridículo.

Em relação à escrita ela é muito bem elabora, cheia de suspense e humor. Teve uns pequenos erros na tradução, mas são pequenos detalhes.  A narração é em primeira pessoa, isso não me agradou muito. Acho que deveria ser em terceira, pois as cenas de ação seriam mais complexas e ricas em detalhes.

     Leia um trecho AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

34 comentários:

  1. Caramba 12 anos? No filme ele tem uns 17. que ridículo, como o filme pode ter feito sucesso com essa alteração toda? Enfim parece ser muito legal o livro (diferente do filme) Gostei de sua critica sobre o patriotismo americano, mas é algo comum de se ver em histórias made in EUA, no cinema se tem em quase todo o filme. Superman, Homem-Aranha, Rocky, Independece Day; mas o americano ama ser idolatrado, por isso todos esses filmes fizeram sucesso, assim como esse livro. Parabéns pelo post e sucesso por blog.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de amar a série eu ainda não sei muitooo bem a história, percebi isso hoje tentando participar de um quiz. Eu tenho o ladrão de raios já li e assisti ao filme. Simplesmente amei! Já li todos os outros, mas ainda não tenho :(

    12 anos???? No filme ele parece ser bemmmm mais velho, é estranho :S

    Adorei a resenha *_* Super sincera!

    Beijinhus
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sério que Hades pareceu cruel e enganador? Ele foi um dos que eu mais gostei até e ele é mostrado dentro de um contexto (tipo "eles me expulsaram de lá, por que eu deveria fazer alguma coisa?"). E o Dionísio eu nunca tinha pensado nessa explicação.

    Sobre isso dos EUA eu também não gosto (as pessoas ficam com isso na cabeça como se não pudesse mudar), mas se você for ver, ele relaciona com a Grécia e os EUA é mesmo o país de maior economia e de maior influência cultural. Tira os EUA do planeta e vê o que acontece.

    ResponderExcluir
  4. Gente entendam: o filme é uma porcaria e não tem nada a ver com o livro. rs
    Acho que em O Ladrão de Raios, Rick quis colocar Hades como um cara cruel pelo fato de ter acontecido aquela coisinha sabe? Hades estava nervoso...
    A Série Percy Jackson é a minha favorita, e O Ladrão de Raios foi o livro que me incentivou a ler. Quanto aos deuses ficarem nos EUA eu nem tinha prestado a atenção nisso. E olhando por esse lado, é como se os semideuses fossem somente da América do Norte (você verá isso na série Heróis do Olimpo). rs
    Ótima resenha!

    Beijos
    http://manialiteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha!
    Eu quero ler esse livro, ele está na minha meta de leituras desse ano. Espero conseguir... rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Bianca! Muito em breve pretendo ler Percy Jackson. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Sabe que eu nunca li nem tive interesse? Não é muito o meu gênero. Sobre a narrativa, mesmo sem ler vou opinar (eia!) - já que, pelo jeito, tem muita ação e tals, seria mais legal em terceira pessoa mesmo, né?

    Beijo! :D
    Ni

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Mas não tenho muita vontade de ler a série :)

    Gabi

    ResponderExcluir
  9. eu quero muito ler esta série. Os livros já estão na minha estante.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Também prefiro os livros em terceira pessoas, mas pela sua resenha acho que vale a pena =)

    ResponderExcluir
  11. Eu não li a série, apesar de ter o primeiro livro. Do Rick eu li A Piramide Vermelha e gostei muito. Pelo jeito esse também explora a mitologia, algo que me agrada. Essa mudança dos deuses me interessou, mas como assim Dionísio não pode beber? rs Deve ser hilário...

    Bjos
    Tati
    http://coracaoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Puxa, eu já tive esse livro nas mãos porém, uma coisa e outra terminei não lendo. Sei lá, algo nele não mexeu comigo.
    Mas, sua resenha foi legal, me deixou com vontade de dar uma segunda chance ao livro.

    Não assisti ao filme e pelo visto não perdi muita coisa.
    Eles acabam modificando a história do escritor e eu não acho isso legal.

    @aplalima

    ResponderExcluir
  13. Doze anos? No filme ele tem dezessete, bem infiel não?Ainda não li, mas gostei muito do filme, espero ler em breve!!!!
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Primeira vez que vi o livro eu já disso:
    Quero essa série para mim!

    Hoje só falta eu ler o último,
    mas já estou resolvendo isso essa semana :)

    Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Que bom que vc avaliou em 5 estrelas :) pois acabei de roubar (emprestar rsrs) esse livro do meu irmão e estou curiosa sobre o que tanto falam do Tio Riordan.

    Adoro ler livros com boas indicações ^^

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da resenha, já até comecei a ler esse livro, mas a falta de tempo me obrigou a parar a leitura, mas acho que vou retomar e seguir essa série...

    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  17. Estou com a série aqui para lê-la. Ansiosa!

    ResponderExcluir
  18. Assisti ao filme na escola, mas não gostei muito. Disseram que o livro é diferente do filme, mas não tenho muita paciencia para livros gigantes, rs.

    ResponderExcluir
  19. Falam tão bem da série, leio resenhas positivas e adorei o filme. Pensei que seria uma nova febre, como Harry Potter e Crepúsculo. E eu amo mitologia e gênero fantástico: por isso tenho certeza que irei amar o livro. Está na fila de leitura!

    ResponderExcluir
  20. Falam que tem muitas semelhanças entre Harry Potter e Percy Jackson, mas eu acho elas bem diferentes.
    Eu já li, e não gostei das mudanças em Dionísio.

    ResponderExcluir
  21. Oi! Bem, não concordo muito com você em relação ao Olimpo ser nos EUA... todo mundo sabe que o país é uma superpotência, e o Olimpo fica do lado mais "desenvolvido" por assim dizer. Eu não colocaria o Olimpo em cima do Brasil, e eu sou patriota! ^^

    Bem, tirando esse meu desacordo, ótima resenha =)
    Eu adoro a série Percy Jackson e acho que o Riordan tem muito talento!

    Abraço! ^^

    ResponderExcluir
  22. Primeiramente, parabéns pela resenha!!!
    Amo livros que tem mitologia na estória!! sou apaixonada por deuses e essas coisas. Eu assisti o filme, mas quero mto ler o livro, pois deve ser super melhor!!!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oiie, minha mãe e eu achamos LINDAS as capas, kkkkk mas são lindas mesmo, né?
    Já a tua resenha... foi ÓTIMA!
    Sempre tive vontade de ler o livro, mas nunca li, hehe, sempre que vou a uma livraria vejo ele e minha mão cosa para mim comprar, mas por fim, sempre vejo outro de maior interesse, rsrs

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Eu amo essa série. Ainda falta eu ler os últimos livros e começar a outra série relacionada com essa.
    E acho que o autor colocou deuses do Olimpo nos EUA porque é o país dele e ele puxou a sardinha pra onde ele mora.
    Autores brasileiros também fazem isso quando escrevem.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu vi o filme, gostei mais ou menos, mas nao gosto quando um filme baseado em um livro é modificado..
    eu gostaria de ler o livroo, deve ser beeeeem melhor, original, e tudo o mais!

    ResponderExcluir
  26. Ótimo livro, mas concordo com os pontos negativos que você listou. Eu vi o filme antes de ler o livro e confesso que foi com trocentos pés atrás que iniciei a leitura, justamente pela má impressão que o filme me deixou... Mas eu tive uma bela surpresa! A leitura é muito divertida e eu me viciei na série! Recomendo demais!

    ResponderExcluir
  27. Eu sempre quis ler esse livro, a série, mas ainda não deu :S mas gostei demais do filme!!
    bjooos

    leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. ótima resenha,li o livro. Particularmente gosto de livros que trazem em seu enredo lendas da mitologia grega, deuses gregos, aventuras, o grande e nobre Monte Olimpo,mundo dos mortos, o reino de Ades... Nesse cenário somos envolvidos na história de Percy Jackson.Uma ótima dica de livro para todas as idades.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. parabéns pela resenha. bacana o livro mas. eu comecei a ler a resenha e percebi que a história é praticamente a história do Hércules .. ¬¬' asuhsuhushushsuhas de começo ao menos.. preciso ler o livro para saber melhor.. de qualquer forma parece ser bom. =)

    ResponderExcluir
  31. Ótima resenha!

    Graças a Deus que li o livro primeiro, porque o filme é péssimo! Consegui me segurar, mesmo descobrindo a série depois do lançamento do filme e me apaixonei pelo livro!

    ResponderExcluir
  32. Amoooo essa serie e todos os livros, ja estou lendo o último e é muuito perfeito. O Rick Riordan tem um entusiasmo para escrever, que me deixa encantada. Recomendo :D

    ResponderExcluir
  33. Resenha bem elaborada, abordando pontos fortes do livro, despertando o interesse dos leitores,para quem viu o filme vale a pena ler o livro, é muito melhor.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.