Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Resenha: Para Sempre Ana

17 de mar. de 2012


Título: Para Sempre Ana
Autor:  Sergio Carmach
Ano: 2011
Páginas: 336
Editora: Caravansarai
Classificação: Muito bom


Sinopse: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores

 A trama se desenvolve na pequena cidade do interior, Três Luzes, em que tudo de inesperado acontece.

A história fala sobre três gerações da família Rigotti e Ana faz parte dessas gerações de forma muito intensa. Ela sempre esteve presente na vida da família, de uma forma ou de outra e enfrenta muitos desafios para construir sua história de amor.

O livro traz segredos, mentiras, egoísmo, traições e por incrível que pareça amor. Tem um teor bem investigativo e misterioso, o que traz muita importância para a  história . Explicações também são o que não faltam neste livro, tudo tem o ponto de vista de cada personagem.

O leitor é atraído pela curiosidade, pois a cada capítulo tem uma nova trama, uma nova descoberta ou um novo mistério sempre envolvendo a personagem Ana de alguma maneira.

A narração se passa no ano de 2011 e aos poucos vai mostrando acontecimentos do passado que revelam porque os personagens agem de tal forma no presente. Isso é muito interessante, pois nos mostra a verdade de cada personagem.

Religião VS. Ciência é algo presente no livro, onde cada lado explica alguns acontecimentos e vai à base do personagem e do leitor ver o qual é o mais convincente. Isso sempre esteve presente na sociedade e não é muito bem abordada, mas este livro mostra de uma forma simples e convincente, o lado de cada uma delas e suas justificativas.

Ele é repleto de acontecimentos fortes, que só fazem o leitor ficar mais ligado a trama, sem desgrudar os olhos das páginas, sempre ansioso pela próxima. Você tem raiva e mesmo assim tem sede, de mais e mais capítulos.

A protagonista, Ana, é uma mulher que eu não seguiria o exemplo de jeito nenhum. Ela é a protagonista e a personagem que eu mais detesto do livro. Isso é um fato que vem ocorrendo com frequência em minhas leituras, primeiro, Julieta e agora Ana, quem será a próxima?! Na verdade só gostei de dois personagens deste livro, o Carlos e a Claudia. A  história  é muito boa, mas as personagens são típicas do egoísmo e da compaixão.

O livro é dividido em três partes: A introdução da  história , a história de Ana e por último, sua busca.

O final é surpreendente, mas que não me agradou. Quando você lê o livro tem uma ideia de final e quando ele chega é completamente diferente do esperado.

Para Sempre Ana é um romance que foge aos padrões do gênero, mas envolve de uma maneira, que nos põe no lugar das personagens.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Pelo que me falaram desse livro, ele tem cara de novela mexicana, cheio de traições e personagens irritantes. Mas que exatamente por isso envolve. Parabéns pela resenha, gostei bastante e parabéns pelo blog. Te desejo Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oie!!
    Para Sempre Ana foi um dos livros mais dificeis pra mim, para resenhar, porque ele é mesmo muito complexo e intenso. É um livro que amo!
    Você soube descrevê-lo muito bem sem falar muito da história, acho isso muito bom, principalmente nesse livro que é tão intrigante e envolvente.

    Beijão!
    Nati

    ResponderExcluir
  3. Já li Para Sempre Ana e gostei bastante, embora não seja o tipo de livros que usualmente leio... A narrativa do Sergio é boa de ler, e a trama foi muito bem feita! Mas concordo com você, eu imaginava um final diferente... foi meio anticlímax aquele final!
    Bjuss
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu não li o livro ainda, mas sua resenha deixou claro os pontos chaves da história. E um final inesperado as vezes nos choca rsrsrs.

    Beijos
    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.