Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Resenha: Desventuras em Série: Mau Começo

16 de abr. de 2012
Título: Desventuras em Série: Mau Começo
Autores:  Lemony Snicket
Ano: 2001
Páginas: 148
Editora: Companhia das Letras
Classificação: Ótimo

Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".


Os irmãos Baudelaire são as crianças mais infelizes do mundo vivem em um mundo de desventuras. Violet é a mais velha com 14 anos e adora inventar coisas, Klaus é o do meio, com 12 anos, adora ler e não se esquece de nada que aprende nos livros e a mais nova a Sunny, é um bebê que adora morder tudo que vê. Suas vidas mudam complementarmente, quando um incêndio transforma seus dias em mares de desventuras que os levam a morar com o Cond Olaf, um ator maléfico que planeja diversos planos para por suas mãos na fortuna dos Baudelaire.

Meu interesse pela série veio após assistir em 2011, o filme, Desventuras em Série de 2004, mas só pude adquirir os livros esse ano. À medida que for lendo irei fazer a resenha de cada um deles.

história  é narrada por Lemony Snicket, pseudônimo do autor do livro Daniel Handler, que narra profundamente os acontecimentos dos irmãos Baudelaire, com um pouco de humor, drama e ironia. A narração é perfeita, ele trata muito bem a relação dos irmãos, o amor que eles sentem um pelo outro, o medo e a superação de uma tragédia. O enredo prende o leitor em cada nova página do livro, uma escrita muito bem trabalhada com personagens bem construídos e o ambiente descrito de forma clara.

Cada capítulo é iniciado com um desenho, como se fosse desenhado a lápis, e retrata algum momento do capítulo, isso é incrível, um trabalho impecável. Amo desenhos em livros, pois temos mais visibilidade sobre a  história, sobre os personagens e os locais e em Desventuras em Série: Mau Começo não é diferente.

história  é diferente de tudo que eu já li, foge dos clichês que encontramos em diversos livros e por ser um conto de fadas bem diferente, é uma leitura gostosa que surpreende.

Ele é claro, interessante, com um pouco de suspense, mistério e cheio de desventuras com uma pitada de humor, mas como o Lemony Snicket disse:


Caro Leitor,

Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios.

Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças.

Neste pequeno volume, os três jovens têm que lidar com um repulsivo vilão dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêndio calamitoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio servido como café da manhã.

É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere.

Respeitosamente,
Lemony Snicket

Não deixem de ler, Desventuras em Série e levar um pouco das desventuras dos irmãos Baudelaire para sua imaginação. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Oie!
    Eu também assisti ao filme primeiro, na verdade eu fiquei sabendo bem depois sobre os livros. Eu li os dois primeiros livros em um dia de tão divertido que achei rs Eu não sabia se ria ou chorava, achei as possíveis falas da Sunny hilárias! Ainda quero comprar o box com as obras.
    Uma leitura muito gostosa mesmo!
    Adorei a resenha ^^

    Bjs
    Tati
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca, como assim, nenhum comentário sobre esta fantástica obra?
    Eu também conheci a série depois de assistir ao filme, que é muito bom.
    Também tenho muita vontade de ler os livros, acho que são 12, não tenho certeza, mas ainda não consegui comprar.
    Adorei sua resenha, principalmente por trazer algo novo.

    Mil beijos.

    Cida

    www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  3. Wooou... Esse livro parece ser FANTASTICO!!!
    Quero leeeer kkkkkkkkkk
    Depois dessa resenha, despertou meu interesse kkk

    beijos, Luh
    ENL

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca!
    Eu li todos os 13 livros da série, e adorei, são todos incríveis! *-* Eu li todos primeiro, e só depois assisti ao filme que, apesar de ser muito bom, é diferente em muitos aspectos da história original!
    Adorei a resenha!
    Bjuss
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca. :)
    Adoro essa série, os livros são ótimos, mas ainda não terminei de lê-los. =/

    Gostei muito da resenha.
    Beijocas.
    www.artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa adoro o filme e meu sonho de consumo é ter a série com os 13 livros. Parabéns pela resenha, essa passagem do livro é ótima e da pra perceber como o filme foi feliz em adaptar essas palavras para o cinema. Minha resenha já está pronta, é só excluir o blog que a coloquei pra coloca-la aqui. Parabéns pelo blog Bianca e sucesso para você e para o blog. Parabéns!

    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Nossa Bianca, eu li uma resenha completamente diferente da sua, e condenei o livro à estante para sempre :O Mas agora vi que é diferente.. Muito bom saber que tem humor, e ironia! Adoro ironia :] hehe
    Sem contar que é muuuuito bom ler um livro ocm personagens verdadeiros, que tem sua personalidade, ao invés de livros em que os personagens são bobos, ou todos iguais :P
    Mas sério, eu vi o livro na livraria, e estava muito barato, e não comprei por causa da outra resenha que disse que só tinha drama, e os personagens eram chatos :S Droga, agora vou ter que comprar.. Hehe mas vale a pena, um livro bom sempre vale a pena :) Adorei a resenha !

    Fernando Turozi

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca, achei sua resenha ótima! Não sabia muito a respeito da série e também não assisti o filme! A verdade é que já vi o livro algumas vezes, e apesar de ter me parecido uma boa história não fui levada a ler imediatamente! Através da sua resenha, fiquei sabendo que posso estar perdendo uma ótima leitura!! :D

    até mais!


    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro em 2006/07 não me recordo bem, mas eu gostei. Apesar de achar o filme ótimo e super bem adaptado! =D

    Beijão
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme e amei! Espero ler os livros em breve Bianca, mas estão muito caros.
    Desculpe a ausência nos comentários, mas estou estudando muito.
    Beijos

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.