(Atualizado em 08/01/2013)
BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE
Para o filme, Batman: O Cavaleiros das Trevas Ressurge dirigido por Christopher Nolan, que estreou nos cinemas mundiais em 27 de Julho de 2012, o Blog Um Universo Fantástico preparou um especial mostrando todas as produções envolvendo o Cavaleiro das Trevas começando pelos filmes que foram exibidos nos cinemas. Em breve as produções para TV e DVD. Espero que gostem.
· BATMAN O HOMEM MORCEGO (BATMAN -1966)
Produzido pela 20th Century Fox, e dirigido por Leslie H. Martinson, Batman, O Homem Morcego, foi o primeiro longa do homem-Morcego, baseado na série de TV do mesmo ano, devido ao seu estrondoso sucesso. O filme segue a mesma linha do seriado, cheio de humor e com um enredo que beira ao absurdo, com o intuito de divertir. No longa, Batman e Robin enfrentam Coringa, Pinguim, Charada e Mulher Gato que querem aterrorizar Gotham com uma máquina que desintegra pessoas transformando-as em pó. A produção teve um orçamento que permitiu colocar no enredo elementos bem caros para a época, o Batcoptero, a Batlancha e a Batmoto, que depois foram introduzidos na série de TV.
- BATMAN (1989)
Produzido pela Warner Bros, foi o filme mais esperado do ano de 1989. Ele teve uma publicidade acima da média na época, não havia lugar do mundo em que não se via o símbolo do Batman estampado em algum lugar. A direção ficou nas mãos de Tim Burton, e houve protestos dos fãs pela escolha de Michael Keaton para o papel de Batman, mas houve elogios para Jack Nicholson como o Coringa, que recebeu 20 milhões de dólares para interpretar o personagem, um salário absurdo para a época. Até 2005 o filme estava em quarto lugar entre as maiores bilheterias da história do cinema.
- BATMAN – O RETORNO (BATMAN RETURNS - 1992)
Burton voltou à direção, assim como Michael Keaton voltou a interpretar o homem morcego, Michelle Pfeiffer ficou perfeita interpretando a Mulher Gato, assim como Danny Devito como o Pinguim. Repetindo o feito do primeiro o filme, fez um sucesso imenso. Antes de Michelle Pfeiffer interpretar a Mulher Gato, a felina seria interpretada pela atriz Annette Bening, que recusou o papel por conta da gravidez.
- BATMAN: A MÁSCARA DO FANTASMA (BATMAN: MASK OF THE PHANTSM 1993)
Primeira animação em longa metragem do Cavaleiro das Trevas, produzido pela mesma equipe de Batman The animated Series, teve direção de Eric Radomski e Bruce Tim. Foi inspirado livremente no gibi, Batman Ano Um de Frank Miller, onde a origem de Batman é contada. A animação divide de maneira majestosa, romance, aventura e suspense. Não teve a bilheteria esperada, mas foi considerada a melhor adaptação Homem-Morcego para os cinemas da década de 90.
- BATMAN ETERNAMENTE (BATMAN FOREVER - 1995)
Dirigido por Joel Shumacher, o filme trazia Val Kilmer interpretando Batman e Chris O’Donnel como Robin, Jim Carrey pós do sucesso de O Máskara (1994), colocou a máscara do Charada e imitou o personagem que o tornou famoso em vários momentos do filme, enquanto Tommy Lee Jones, faz sua pior atuação de sua carreira como o exagerado Duas Caras. No filme Batman é um Pop Star que aparecia em público e estampava capas de jornais e revistas. O visual dark da cidade de Gotham City virou um carnaval e o Batmovel que era sombrio e discreto ficou parecendo mais um abre alas de escola de samba. Foi a maior bilheteria do ano de 1995.
- BATMAN E ROBIN (1997)
Também
dirigido por Joel Shumacher, Batman & Robin, foi totalmente inspirado na
série de 1966, e beira ao ridiculo, George Clooney interpreta Batman, enquanto
Chris O’Donnel volta no papel de Robin, Alicia Silverstone faz a vez da
Batgirl, enquanto Arnold Shwazenegger e Uma Thurman encarnam os vilões Mr.
Freeze e Hera Venenosa, que tinham a ajuda do capanga descerebrado Bane, que é
inútil no filme. O que tinha de ruim em Batman Eternamente ficou mil vezes pior
nessa palhaçada cinematográfica, em que Batman tinha até Batcartão de Credito.
Essa piada de mau gosto afundou a franquia do Cavaleiro das Trevas no cinema
por muito tempo.
- BATMAN BEGINS (2005)
Anos depois do fiasco de Batman & Robin, a Warner aprendeu com os seus erros e resolveu começar a franquia do Cavaleiro das Trevas do zero. Em 2003 chamaram o diretor Christopher Nolan, que se tornou conhecido após o sucesso do filme, Amnesia (2000). Batman Begins trouxe o desconhecido Chritian Bale para interpretar o personagem título, no elenco: Michael Caine, Gary Oldman, Liam Neson, Morgan Freeman e Katie Holmes. O filme conta a origem de Batman, revelando tudo que Bruce Wayne passou até colocar o capuz do Cavaleiro das Trevas, o sucesso foi acima do esperado o filme agradou crítica e público e fez a franquia do Cavaleiro das Trevas renascer das cinzas. O ator Christina Bale, ganhou 30 quilos de massa muscular para encarnar o personagem e dar mais veracidade ao papel.
- BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS (BATMAN THE DARK KNIGHTS - 2008)
Chritopher Nolan deu a introdução de Batman O Cavaleiro das Trevas no final de Batman Begins. Ele voltou à direção com força total, reunindo o mesmo elenco do anterior. O filme foi a maior bilheteria do ano de 2008, Batman enfrenta seu inimigo mais insano, O Coringa interpretado com maestria pelo ator Heath Ledger, que morreu antes da estréia, além do psicopata sorridente com cicatrizes no rosto, Batman tem que enfrentar o vilão, Duas Caras, interpretado por Aaron Eckhart. Maggie Gylenhaal substituiu Katie Holmes, que não pode voltar ao papel de Rachel Dowes, por comprometimentos na agenda.
- BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (2012)
Embora
inferior á Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), The Dark Kinight Rises,
conclui com maestria a trilogia criada por Christopher Nolan, com muita ação,
intrigas politicas, e um filme de quase três horas de duração.
Dessa
vez Batman enfrenta o vilão, Bane interpretado por Tom Hardy e a ladra
Mulher-Gato interpretada por Anne Hatway. Entre os pontos fracos do filme, está
o destaque exagerado para o policial John Blake, interpretado por Jason
Gordon-Levitt, deixando Batman/Bruce Wayne em segundo plano, como coadjuvante
de sua própria história. Outro ponto que deixou o filme em desvantagens em
relação ao segundo foram as várias cenas clichês que não deveriam acontecer,
tendo em vista a carga dramática e realista do filme lançado em 2008. Mas tudo
isso não tornou Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge ruim, apenas um pouco
inferior ao anterior.
Amei essa trilogia, o final deixou uma ponta de que haverá uma continuação mas com coisinhas diferentes srsrrs recomendo esse filme, muito bom...
ResponderExcluirPuxa, quantos filmes do Batman! *-* Acho que não assisti nem a metade... o.O
ResponderExcluirAdorei o post! Bjus!!
Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/
Oi Daniel!
ResponderExcluirNossa como o tempo passa, parece que foi ontem que lançaram esses filmes da década de 90, que realmente era cada um pior que o outro hahah
No de 92, acho que foi um dos melhores dessa leva e Michelle Pfeiffer tava mesmo maravilhosa
o Begins é épico, bom demais, fora que o Bale deu um show de interpretação!
Ainda não vi de 2008, tenho de assistir pra ver o lançamento.
Parabéns pelo post!! É bom pra lembrarmos da história e ficarmos ligados no lançamento, deviam fazer isso sempre que relançarem uma história =)
Beijos
Então, apaixonado por quadrinhos que sou.. sou do tipo que encontra pontos positivos em qualquer filme de super heróis, eu era criança quando assistia os filmes do Batman. Batman o Retorno, Batman Para Sempre e Batman e Robin para mim foram ótimos filmes. Com a crítica que leio a respeito tenho até medo de assisti-los novamente.
ResponderExcluirEm relação a essa última trilogia, Batman Begins não convenceu.. mas, The Dark Knight, esse sim foi épico.. a atuação de Heath Ledger roubou as atenções.. agora, esse último The Dark Knight Rises.. é MUITO BOM.. é muito bom mesmo. Daqueles que você tem vontade de voltar no cinema no mínimo umas três vezes mais.
Excelente post. Parabéns!
José Luiz
http://conspiracaoindigente.blogspot.com.br/
Eu não sou muito fã de Batman, os únicos super herois que eu gosto de verdade são O Homem-Aranha e os X-Men. Gostei bastante do Batman Begins, na minha opnião é o melhor filme do morcegão, ver as origens do herói foi fascinante, o roteiro foi muito bem escrito, já o segundo não me empolgou muito, o Coringa é ótimo mas o filme em si não é nada de mais. Ainda não decidi se vou ver esse último filme, acho que vou esperar sair o dvd e alugar.
ResponderExcluirAbraços.
http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/
Acredita que de todas as versões do Batman eu não assisti nenhuma??
ResponderExcluirNão gosto de filmes e séries com super-heróis do tipo Batman, Lanterna Verde, Capitão América e blá blá blá.
Foi muito legal conhecer todas estas produções. Se eu gostasse, queria assistir o de 1997, a capa me chamou atenção. Hihihihihi' Ótimo post, beijos.
Gabriel - Corações de Neve
Gostei muito de assistir Batman - nossa, como ele melhorou com os anos, rsrs! Sempre preferi o Michael Keaton, acho que ele é o verdadeiro Batman, haha! Deve ser porque quando eu assistia pra valer era ele o cara da vez.
ResponderExcluirGosto dos filmes de super heróis, mas acho que o cinema tá exagerando nas cenas impossíveis, são carregadas demais de efeitos megacatastróficos... Detestei o Hulk por essa mão pesada que colocaram no filme.
Assim como o Gabriel eu não assisti nenhum rsrsrs Gosto de ver adaptações de HQ's para o cinema, mas esse Batman ai não me chama atenção. O cara me passa uma energia péssima, e sempre que vejo alguma cena de filme dele só consigo revirar os olhos rsrs. Mas é bacana ver que o mesmo cresceu bastante com os anos, e o bom é que ele tem fãs né, porque tem pessoas assim como eu que não gostam. As capas mais bonitas achei são as mais atuais, a partir de 2005, chamativa porém discreta.
ResponderExcluirMuito bacana o post.
Abraços,
Raquel.
Adorei essa retrospectiva dos filmes do Batman, assisti os ultimos no cinema e eles sao simplesmente incriveis!!! Depois desse ultimo eu acho que ainda vai ter continuação...
ResponderExcluirEu sou totalmente apaixonada por batman, cada filme é melhor que o outro, e o último foi espetacular :D
ResponderExcluirNossa, muito show essa retro! Gosto muito dos filmes de Batman, acho que não há quem não goste. Ele é viciante. Seu estilo sempre solitário me encanta, acho que equiparo a eu. kkkk
ResponderExcluirEu quero ver o último que saiu no cinema, mas ainda não tive oportunidade
Beijos
Blog Leitura de Ouro
Eu amei os de 1989,1992,1995,1997.
ResponderExcluirEssa trilogia recente eu não gostei do primeiro, mas AMEI o vilão do segundo (Pausa para lembrar da atuação daquele cara).....
E o terceiro é simplesmente TUDO DE BOM!!!!!
bjus
terradecarol.blogspot.com
Embora prefira os filmes Batman de 1989 e Batman Returns de 1992, a nova triologia é excelente. Os outros filmes foram uma piada, exceto Batman de 1966 em que era baseado na série de televisão e o foco era mais o humor. Já a animação eu gostei bastante.
ResponderExcluirBeijinhos
Confesso, ele é o único herói que nunca achei graça. Muito "humano" pro meu gosto. Quando vejo filme de herói e desenhos, gosto do lado fantástico, daquelas forças descomunais, poderes mágicos e tal. Com ele não vejo isso, não acho graça. Mas uma coisa é certa, com os anos os filmes vem sendo cada vez bem mais feitos. Acho que só o visual e os vilões é que são bons na história dele e é só esse "detalhe" que me faz achar graça na história do personagem. Vê se pode, gosto mais do vilão que dele nos filmes xD
ResponderExcluiradoro o batman e tudo relacionado, adorei esse post!
ResponderExcluirTenho que admitir que nunca foi muito fã de Batman porque quando eu era criaã nunca conceguia entender muito bem a história dele e tal até que eu perguntei do meu pai e ele me explicou e comecei a entender melhor a história ^^ O post ficou muito legal !
ResponderExcluirNossa, de um filme para outro teve muita evolução. Com certeza o melhor filme foi Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge!
ResponderExcluirNão sou muito fã de Batman, mas o post está bem explicativo. Todos falam bem desses novos filmes dele, espero um dia assistir.
ResponderExcluirOMMG esse ultimo filme do batman foi fantástico, já assisti três vezes. Achei o final surpreendente, agente fica imaginando uma coisa o filme inteiro, pra no final não ser nada daquilo. Mas confesso que fiquei sentindo muito medo do bane.
ResponderExcluirEu sempre adorei os filmes do Batman, e toda vez que passavam na tv eu assistia, porém com o passar do tempo eu fui meio que me esquecendo dessa paixão de infância rsrs.. mas em 2012 a paixão ressurgiu, assim como o cavaleiro das trevas rsrs...
ResponderExcluirAdorei todos os fimes, mas os dois últimos eu simplesmente amei, não foram só os efeitos especias, mas a história em si.
Espero que não acabe e que tenho muitos outros.
Nossa quantos filmes! Dessa lista, só assisti o de 2005, que amei. Tenho vontade de assistir os dois subsequentes da trilogia, mas sempre esqueço de pegar na locadora!
ResponderExcluirBeijos
sou fã de batman, sempre me envolvo com a historia de tal forma que qnado vou durmi fico lembrando , meu super herói favorito , observa a evolução dele é fantastico .. de todos o meu favorito é o CAVALEIRO DAS TREVAS
ResponderExcluirSempre que da eu assisto algum filme do Batman, mas no ultimo deu uma dó do bichinho tadinho, enfim vontade de assistir de novo.
ResponderExcluireu adoro batman , é incrivel.. desde de pequena eu e minha irmã adoramos, esse post me levou a anos atras, adorei , parabens !
ResponderExcluir