Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

DC Vs. Marvel no Cinema - Parte 2

28 de jun. de 2013


Na parte 1 de DC Vs Marvel no cinema, ficou claro que a DC Comics e Marvel Comics são as duas maiores editoras de quadrinhos do mundo e eternas rivais quando se trata de adaptações de suas histórias em quadrinhos para o cinema. A DC sempre se deu melhor que a Marvel, no cinema, pelo menos até a década de 90. Os filmes baseados em quadrinhos da Marvel Comics antes menosprezados pela critica e pelo publico, hoje arrecadam bilhões.  Muita coisa mudou desde os primeiros filmes da DC Comics e da Marvel Comics. Saibam mais sobre essa trajetória a partir de agora, na parte 2.


Depois de Supergirl em 1984, no mesmo ano surgiu a segunda adaptação de um personagem Marvel, Conan - O Destruidor produzido pela MGM e dirigido por Richard Fleischer (20.000 Léguas Submarinas), com Schwarzenegger novamente na pele do herói. Embora inferior ao primeiro, com mais humor e menos violência, não chegou a fugir totalmente do contexto dos quadrinhos. 


Um ano depois, em 1985, o diretor Richard Lester, dirigiu a adaptação da personagem Red Sonja (Guerreiros de Fogo no Brasil), hoje os direitos da personagem estão com a editora Dynamite. O filme foi produzido pela MGM, com Brigitte Nielsen no papel principal e Arnold Schwarzenegger, interpretando um plágio de Conan. O filme é pouco violento, Red Sonja usa mais roupas do que deve, perdendo toda sua sensualidade das HQ's, isso fez com que o filme fosse menosprezado pela critica e pelos fãs.


No ano de 1986, surgiu um fracasso em termos de adaptação de personagens Marvel, produzido pela Universal Pictures, Haward – O Super-Herói, teve direção de Willard Huyck (A Melhor Defesa é o Ataque). O Filme deveria ser pesado e violento, mas acabou virando um filme bem leve, que embora tenha umas cenas e comentários mais pesados, perde e muito para a HQ.


A Warner/DC não aprendeu com os erros cometidos com as ultimas adaptações e em 1987, fez o terrível, horrendo e mal feito, Superman IV – Em Busca da Paz, dirigido por Sidney J. Furie (Águia de Aço), Christopher Reeve (dá pra acreditar?), entre outros, escreveram o fiasco desse roteiro, que afundou a franquia do Homem de Aço, por muito tempo.

No ano de 1989 duas boas adaptações de personagens da DC e uma muito ruim da Marvel, foram feitas, O Retorno do Monstro do Pântano produzido pela Miramax Films, com direção de Jim Wynorski (Vampiro das Estrelas), bem superior ao anterior, mais bem produzido e mais fiel a HQ.


E Batman, dirigido por Tim Burton, com Michael Keaton no papel do herói, embora isso tenha causado protestos pela maioria dos fãs, o filme fez um sucesso estrondoso tornando o personagem uma das maiores franquias da Warner. 


O sucesso do Homem Morcego no cinema, fez com que a Marvel, vendesse o direito de boa parte de seus personagens para serem adaptados em Hollywood, só que a editora vendeu para estúdios pequenos que só produziam filmes de baixo orçamento. O primeiro a ganhar uma adaptação foi O Justiceiro, produzido pela New World Internacional, com direção de Mark Goldblatt (editor de grandes sucessos como Armageddon) e para encarnar ou no caso descaracterizar o personagem, o escolhido foi Dolph Ludgren. O filme não tem quase nada a ver com os quadrinhos, embora violento, não passa de um filme de ação com o nome do personagem no meio, e por esses motivos foi fracasso de critica e publico.

A Marvel continuou a se dar mal em suas adaptações para o cinema, com o sofrível Capitão América de 1990, produzido pela pequena Century Film Corporation, com Matt Sallinger no papel do herói e direção de Albert Pryun (Cyborg). Como era de se esperar graças aos equívocos do roteiro, como a descaracterização do vilão Caveira Vermelha, o filme se deu mal nas bilheterias e entre os fãs do personagem.

 Em breve a parte 3.
Por: Daniel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 comentários:

  1. Pelo que vejo a Marvel tem um histórico considerável de fracassos quando o assunto é adaptações, quem diria que atualmente ela teria esse sucesso todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem diria mesmo. No inicio a Marvel só queria produzir, não tava nem ai para os resultados, ela queria ver seus heróis no cinema. A sorte da editora foi se dar bem nas bilheterias com X-Men e Homem-Aranha, dai ganhou nome e então todo filme com a marca da Marvel passou a arrecadar um bom dinheiro nas bilheterias, por pior que fosse o filme, Quarteto Fantástico, Motoqueiro Fantasma e O Justiceiro, entre tantos outros, são exemplos disso. O que eu vejo, é que as pessoas vão para o cinema apenas pela marca e não pelo produto, infelizmente. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel

      Excluir
    2. É pode até ser que você tenha razão, agora não podemos deixar de citar que a Marvel melhorou e muito na qualidade das suas adaptações. Isso é meio que um fato né?

      Excluir
  2. Eu não assisti nenhum desses filmes citados, acho que é porque nasci depois de 90. Mas meu irmão é super fã desses filmes. Mas eu gosto bastante dos filmes que a Marvel produziu, principalmente os atuais.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro a Marvel no cinema e.e muito mais ação e filmes muito mais produzidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo de você Lucas entre "aspas". Acho alguns filmes da Marvel muito bons, mas cinema é muito mais do que cenas de ação efeitos especiais, tem que ter personagens com sentimento, pois embora sejam heróis eles sentem como qualquer pessoa e uma historia crível, pois temos que acreditar que aquele universo na tela possa existir. Como critico e fã de quadrinhos devo dizer que os filmes da Marvel não são melhores, na verdade a maioria deles é apenas divertido, pois posso contar nos dedos os que são realmente bons. E isso se deve justamente por ter mais na ação e menos na história, deve haver um equilíbrio entre as duas coisas, pois ambas são importantes. Espero que com o decorrer dos posts possa fazer você perceber isso também. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel.

      Excluir
  4. O "legal" é que quando eles acertam, acertam mesmo, mas quando erram, eles abusam do direito de enfiar o pé na jaca. kkkkkkkkkkkkk
    Acho que quando vai rolar uma adaptação, não custa nada tentar ser fiel aos quadrinhos. Tentam inovar muito, e acabam quebrando a cara.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Filmes que fizeram minha infância, é incrível como tudo isso me encantava, achava o Batman do Tim Burton a melhor coisa do mundo quando foi lançado, mesmo não gostando do Michael Keaton no papel. Até com o Capitão America daquela época me divertia, inclusive nos telefilmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é André, eu também me divertia muito com esses filmes de heróis. Batman foi o primeiro filme que vi no cinema, é algo que guardo com muito carinho comigo, pois de certa forma foi graças a ele que passei a me interessar por quadrinhos. Mas eu ainda adoro o Batman de Tim Burton, mesmo repleto de publicidade e tendo umas falhinhas, sempre me empolgo ao som daquele tema composto por Danny Elfman. O Capitão America me divertiu também, mas eu era criança, qualquer filme com super herói me divertia rs. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  6. Eu não conheço nenhum desses filmes. Eu gosto bastante quando as adaptações são fiéis aos quadrinhos, em respeito aos fã e aos escritores também.
    Atualmente, gosto mais dos filmes produzidos pela Marvel.

    ResponderExcluir
  7. Desses eu não vi nenhum além de Batman dirigido pelo Tim, mas atualmente eu prefiro mil vezes os filmes da Marvel! Esperando a terceira parte :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse ao Lucas, os filmes da Marvel são divertidos, mas a maioria deles está longe de ser um exemplo de boa adaptação de quadrinhos. Com o decorrer das resenhas vou aprofundar mais isso. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  8. Parece que os filmes quase nunca são fieis a HQ. A Marvel foi beeeem persiste, né? São muitas adaptações "fracassadas". Teve uma época que estava apaixonada por Schwarzenegger (me curei) e sempre assistia Conan.

    ResponderExcluir
  9. Red Sonja usa roupas de mais??? Pelo que eu vi na foto ela tava vestindo bem pouco, que loucura. Bom, eu conheço a maioria de nome, esses dias tava passando um desses de Conan na Sky, eu comecei a ver, mas achei ruim demais, rsrs', acho que não faz muito meu estilo, e os efeitos especiais tavam toscos demais gente *o*

    A nova adaptação do Homem de Ferro saiu esses dias, eu mesma não assisti, mas as pessoas que viram parece que gostaram, ao contrário do que foi lançado nessa época esse fez sucesso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você procurar no Google imagens Red Sonja, você vai ver como ela ta usando muita roupa comparado aos quadrinhos rs. E é coisa de época, em 1984 os efeitos do filme eram bons, mas hoje soam bastante ultrapassados, tem uma nova versão de 2011, com efeitos que provavelmente vão lhe agradar. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel

      Excluir
  10. Gente essas adaptações foram verdadeiros fracassos, heim!!!
    Desses filmes citados só assisti a Haward – O Super-Herói e nem sabia que era adaptação, rsrs

    ResponderExcluir
  11. As duas são rivais, óbvio, mas que eu gosto das duas, isso eu gosto :)
    Já fiz trabalhos de quadrinhos na faculdade, mas em especial da Marvel e o Capitão América. É um universo que me atrai bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto das duas editoras, mas dos filmes de ambas, só quando são bem feitos, bem desenvolvidos e bem trabalhados e bem adaptados, o que infelizmente não acontece muito. O filme do Capitão America de 2011 é interessante, embora tenha falhinhas que me deixam muito irritado. Teve uma colega minha, que também fez um trabalho com base nele. Aparentemente o universo do primeiro vingador deve dar ótimos temas de trabalhos. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  12. Só vendo o post que descobri que já tinha visto Haward – O Super-Herói, haha. Lembranças de quando tinha uns 3 anos, assistindo filmes antigos de super-heróis com meus primos. :)
    É engraçado como a Marvel parece não conhecer meio termo, ou o filme é muito bom, ou uma falha total. kkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Esses filmes desse post a maioria eram desconhecido p mim... muito interessante!! Capitão America atual muitoooo melhor que o de 1990..só acho!! E o Batam produzido pelo Tim Burtom é muito bom #adoro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ha duvida disso. O Capitão America de 1990, é ridículo, você só vê o Capitão America em poucos minutos no filme, a maioria dele é Steve Rogers ou Steve Rogers com o escudo do Capitão América. Enfim eu também adoro o Batman de Tim Burton, marcou minha infância. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  14. Nunca imaginei que existisse esses filmes, embora eu me lembre o nome de um ou dois pois já vi meu pai falando deles. kkkk ri do nome do filme O retorno do mostro do pântano ... esse post concerteza teve muito trabalho e eu acho que você caprichou. Parabéns ^^

    ResponderExcluir
  15. O único que vi desses filmes citados é Batman. E fico feliz por ter visto os outros, pelo jeito a maioria foi um tremendo fracasso rsrs

    ResponderExcluir
  16. Nossa, quantos erros e fracassos, ein? Ainda bem que algumas adaptações ficaram boas, mais fieis aos quadrinhos! :)

    ResponderExcluir
  17. O impostante é persistir, né??? A prática trás à perfeição, por isso que agora é esse sucesso todo.

    Que a Marvel continue crescendo e sempre melhorando.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acho que o unico filme que assisti citados acima foi o batman, os outros nem tinha ouvido falar..
    E pelo histórico a marvel lançou muitos filmes horríveis né.. Mas pelo bem de todos ótimas produções estão sendo lançadas atualmente..

    ResponderExcluir
  19. Acho que não vi nenhum desses filmes, e pelo que pude perceber, eles são realmente muito ruins. Que bom que em termo de produções os filmes da Marvel melhoraram muito!

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia eu adoro os filmes da Marvel, são muito bons e eu sou super fã né, Capitão Amarica, Homem de ferro, Thor, Hulk todos me encantam e principalmente O vingadores, juntando todos esses heróis, também curto muito Quarteto fantástico.

    ResponderExcluir
  21. Dos filmes que você citou, eu não assisti nenhum ainda, e nem conheço vários. Eu gosto dos filmes da Marvel, esses últimos que saíram eu gostei muito, principalmente Thor, Homem de Ferro, Os Vingadores e Capitão América.

    ResponderExcluir
  22. Não assisti nenhum dos filmes citados, e nossa quem vê a Marvel hoje não diria que teve tantos filmes ruins antigamente. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
  23. É Red Sonja está com muita roupa em comparação as HQ's. Batman dirigido pelo Tim é foda.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.