Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Superman 75 Anos: A Criação

10 de jun. de 2013


Superman – 75 Anos

É um pássaro? É um avião? Não é o Superman!


Essa frase introduziu no mundo o super-herói mais poderoso do universo. Superman é o personagem que mudou o mundo dos quadrinhos para sempre. Ele foi o primeiro super-herói a possuir super-poderes e conseguir fazer tudo o que o ser humano sempre sonhou em fazer, voar, ter visão de raio X, visão binocular, visão de calor, super força, super audição, super sopro, sopro congelante e super velocidade. Dia 06 de junho o personagem completou 75 anos, e para comemorar, o blog Um Universo Fantástico, preparou uma semana especial dedicada ao Homem de Aço. Com vídeos e resenhas falando o que você sempre quis saber sobre Superman.



Superman foi criado por Jerome Siegel (Jerry Siegel) e Joseph Shuster (Joe Shuster). Eles se conheceram em 1931 no Instituto Glenville em Cleveland, Ohio, quando tinham 16 anos. Por serem fãs de ficção cientifica em 1932 criaram uma revista em quadrinhos intitulada Science Fiction, onde publicavam histórias fantásticas, em 1933 essa revista trazia a história O Reino dos Super-Homens, com roteiro de Siegel e desenhos de Shuster.





Nessa HQ existia uma cidade futurista, dominada por homens super poderosos, com poderes telepáticos, fascistas e carecas. Anos depois eles transformaram esses super-homens, em um único homem, invulnerável e com força sobre-humana, surgia ai o Superman que conhecemos hoje, pelo menos a base inicial, pois de inicio, o Homem de aço ainda não voava, apenas saltava a grandes distancias, além de ter várias diferenças no designe do uniforme. Depois de fazer essas alterações, eles mostraram a primeira versão em quadrinhos do novo super-herói para vários editores, que por acharem ele diferente de todos os heróis da época, recusaram o projeto.

Depois da recusa, eles conseguiram um emprego estável trabalhando em tirinhas de jornais e em historias em quadrinhos pra editora National Allied Publishing (Atual DC Comics) com histórias de detetives, espadachins e espiões. Em 1938, o editor da editora, Vic Sullivan, resolveu lançar uma nova revista em quadrinhos e precisava de um protagonista, então escolheu o Superman e pagou 130 dólares para adquirir os direitos sobre o personagem, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. 





E em 06 de junho de 1938, Superman estampou a capa da Action Comics nº1 e se tornou imediatamente um sucesso absoluto mudando para sempre o rumo dos personagens das histórias em quadrinhos. Nessa primeira edição o numero de páginas teve que ser diminuído devido a alguns cortes de custo e com isso a origem do último filho de Crypton foi contada de forma muito superficial, apenas na primeira página em nove quadrinhos desenhados. Nos primeiros números o famoso jornal Planeta Diário era chamado de Estrela Diária, a origem do Superman só foi contada com detalhes no segundo titulo de quadrinhos estrelado pelo herói, Superman 1.

Depois do surgimento do Super-herói mais poderoso do universo, todo o herói criado tinha algum poder, voar e superforça eram os mais comuns. Em três anos de publicação, o sucesso do Homem de Aço foi tanto que ele já possuía três publicações diferentes com o seu nome, tirinhas de jornal, um programa de rádio e uma animação para cinema, sem falar nos inúmeros produtos com o nome, imagem ou símbolo do herói, ele se tornou uma febre mundial e símbolo americano.

Os criadores, que eram imigrantes judeus viram o erro que cometeram e o quão barato venderam sua criação e pouco antes de acabar o contrato de 10 anos com a editora, Jerry Siegel e Joe Shuster decidiram processar a DC Comics e receberam 100 mil dólares e a revolta da editora, que resolveu tirar o nome dos criadores dos creditos dos gibis.

Em 1975, com a promessa de produção do primeiro filme do Superman, o criador Jerry Siegel, praticamente sem dinheiro algum, resolveu criticar seu personagem e a editora que o publica nas grandes mídias para prejudicar o lançamento do filme. A DC então, que na época já havia sido comprada pela Warner Bros. resolveu pagar 40 mil dólares anuais para os criadores e voltar a creditar seus nomes em todos os produtos relacionados ao personagem.

Tudo se apaziguou, o filme foi lançado em 1978, se tornando um grande sucesso e um marco nos efeitos especiais. Tudo ia bem entre a DC e os criadores do Homem de Aço, até a morte de ambos, Joe Shuster em 1992 e Jerry Siegel em 1996. Desde então, seus familiares vem lutando na justiça sem sucesso, para tirar os direitos do Superman da Warner Bros. e da DC Comics.

Amanhã você ficará sabendo mais sobre a trajetória do Homem de Aço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

33 comentários:

  1. Adorei o post.
    Não sabia que o superman era tão velho, ele já é vovô...rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Lembro quando criança repetir a frase de abertura do desenho muitas e muitas vezes. Não sabia que o projeto havia sido recusado, principalmente por ser diferente. Gosto muito do super herói, mas não conheço a historia. Adorei o especial do blog.

    ResponderExcluir
  3. Achei super interessante esse post. Não sabia desse inicio do Superman, que ele não voava e etc.
    Gostava bastante do seriado Lois and Clark: As Novas Aventuras do Superman, já os filmes, não sou muito fã.

    ResponderExcluir
  4. A batalha pelos direitos do herói vão longe, se não me engano inclusive os direitos já estavam para cair em domínio publico e esse é um dos maiores motivos por trocas de uniformes e até mesmo poderes (Superman elétrico versão red e blue, ninguém merece). Acompanho as historias,apesar de não ser muito fã, a melhor coisa para mim do Superman é "Paz na terra".

    ResponderExcluir
  5. Confesso que Superman não é meu herói favorito, mas é interessante saber um pouca da história da sua criação. Tenso o que os criadores dele passaram.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. gente adorei
    apesar de não curtir tanto o super, tenho outros heróis que sou mais fã sabe

    ResponderExcluir
  7. Muito legal este post! E pensar que já se passaram 75 anos e ainda faz tanto sucesso entre todos!
    Beijos
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente adorei o post ! Acho que foi muito informativo pois eu sabia da existência do Superman mas nunca tinha procurado me aprofundar tanto no assunto e acho que você fez bem ao fazer isso.

    ResponderExcluir
  9. Esse ano tem filme novinho do Superman, o filme irar ser estrelado por Henry Cavill. Vamos ver no que vai dá, parece que vai estar bom, é o que pareceu no trailer.

    ResponderExcluir
  10. Não sabia de nada disso, na verdade não conheço muito esse mundo dos quadrinhos, eu só leio dois tipos de HQ. De qualquer maneira 75 decididamente é uma boa idade para um super heroi... Ainda acho que mesmo com a indenização de 100 mil eles ainda venderam barato *o*, sério.

    ResponderExcluir
  11. Adorei conhecer um pouco mais da criação desse super herói. Não acredito que os criadores venderam os direitos assim, a preço de banana, ainda bem que eles perceberam o erro.

    ResponderExcluir
  12. É engraçado como, com os anos, essas histórias vão se adaptando para mais o que "o público quer ver". As mudanças são claras, mas é de se esperar, certo? Não é qualquer personagem que consegue fazer sucesso por muito tempo, ainda mais por 75 anos. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Mesmo o Superman não sendo meu herói favorito, achei super interessante o post! Não sabia de muitas coisas que você citou, e wow, ele é bem velhinho! haha

    ResponderExcluir
  14. Imagina o cara fazer um personagem e ele virar do tamanho que o Superman é... poxa, deve ser fooooood## auhauah
    Muito bom essa história :p já conhecia um pouco, mas ai tme muito mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um documentário de 2006, que tem uma frase bem significativa em relação aos criadores "Superman era maior e mais poderoso, do que teriam imaginado seus criadores." Essa frase reflete o poder que o Homem de Aço teve quando foi criado, tomando conta dos EUA e se tornando simbolo de esperança para todos os americanos durante a depressão. Imagina você criar um personagem, que desperta o melhor que tem nas pessoas, fazendo elas terem esperança de um futuro melhor. Digitando isso fico até espantado, é muito poder para alguém que existe apenas no imaginário. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  15. É bem legal saber da história dos Superman assim; concerteza agora estou nem melhor no assunto de super-heróis. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  16. Valeu Daniel, achei super legal saber a história do vovô superman. Apesar de não acompanhar muito o mundo dos HQ gosto do superman, é o meu super-herói favorito. :)

    ResponderExcluir
  17. Muito legal o post, sabe eu adoro o Super-Homem, mas não conhecia a historia da sua criação, e que barra hein essa entre os criadores e a editora,muito chato isso, só que o que importa mesmo é que nós fomos prestigiados com as historias magnificas do Super-Homem.

    ResponderExcluir
  18. Não consigo gostar de super heróis, já até assisti um filme antigo do superman, mas não gostei e depois não procurei me situar nos lançamentos..
    Mas gostei muito do post, fiquei sabendo muita coisa que nem imaginava sobre o superman...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a você assistir a alguns filmes, Corpo Fechado, Watchmen, Batman Begins, Batman O Cavaleiro das Trevas, Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Kick Ass - Quebrando Tudo. São filmes que vão além de apenas filmes de heróis. Então, talvez através deles, você mude de ideia e passe a ver os heróis com outros olhos. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  19. Gente que bacana essa semana Superman. Era o SBT que exibia um filme bem antigo dele, né? Não sei se estou equivocada, afinal, se for mesmo eu era bem pequena então não lembro bem. hehe Não morro de amores pelo Superman, mas gosto de saber dessas curiosidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na década de 80 e 90, os filmes do Superman eram exibidos pela Rede Globo, o SBT, passou a exibir a partir de 2005 depois da morte de Christopher Reeve em homenagem ao ator. O SBT tem os direitos de exibição de todos os filmes da Warner desde 2000, quando assinou contrato com a produtora, mas recentemente, infelizmente, vem cedendo o direito de alguns filmes mais antigos da Warner para a Rede Globo, dando prioridade a exibição de lançamentos. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  20. 75 anos? gente eu sabia que Superman era velho mas não tanto. Apesar de não ser meu super heroi favorito (Homem de ferro <3 ) gosto do superman. Sempre achei a historia dele interessante. Mesmo ele usando a cueca pelo lado de fora kkkkk

    ResponderExcluir
  21. Eu sou louca para assistir esses filmes antigos do SuperMan eu só assisti as outras versões mais recentes. Vou ver se consigo baixar na internet pelo menos uma parte.

    ResponderExcluir
  22. Muito legal conhecer a origem de um dos maiores super-heróis já criados. Realmente, Superman é um divisor de águas na História das HQ's de super-heróis.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. E no final tudo é uma guerra por dinheiro!
    Os criadores, parece que apesar de criativos não eram homens de negócios, pois fizeram lambança por cima de lambança e agora a família quer uma ponta né, aff!

    ResponderExcluir
  24. É nessas horas que você vê como as coisas evoluem rápido né? Se pararmos para ver, 75 anos não é nem um século e vejam quantas coisas surgiram nesse tempo, quanta tecnologia. Veja o Superman de hoje e o de antigamente. Isso fica claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, para se ter ideia, quando ele foi criado nem existia TV, todos escutavam apenas Rádio e liam jornais. A TV só foi surgir na década de 50 muito depois de sua criação. Como eu vi durante a edição do vídeo, realmente é clara a mudança tecnológica dos efeitos e figurino. Superman de 1978, foi uma evolução tecnológica de efeitos especiais inimaginável na época e ganhou o Oscar de tão perfeita que era. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  25. Adoro a famosa frase... "É um pássaro? É um avião? Não é o Superman!" Vai ficar para a história.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, por isso coloquei ela no vídeo, achei mais do que necessária como introdução. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  26. Nossa, não sabia que o Superman era tão velho. Achei muito legal esse post mostrando a origem do Homem de Aço, Eu gosto muito do Superman mas não sabia de quase nada disso :P
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  27. kkk eu lembro dessa frase: É um pássaro? É um avião? Não é o Superman!. Não sabia que o ele era tão velho assim. Beijos

    estantedecristal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. É um pássaro? É um avião? Não é o Superman!, essa frase ficará marcada eternamente, não tem como não imaginar Christopher Reeve. Esse editor foi esperto por ter pago 130 dólares e os criadores uns burros. Mesmo não sabendo do sucesso, quem é o anta que vende algo que está trabalhando a anos por 130 dólares? Bacana essa semana do Super Man.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.