Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Superman 75 Anos: Cinema e TV - Parte 1

12 de jun. de 2013


No terceiro dia da Semana Superman 75 Anos, o Blog Um Universo Fantástico irá falar sobre todos os filmes, desenhos e séries do Homem de Aço, mostrando curiosidades sobre cada uma das produções envolvendo o Último filho de Krypton.


Com o sucesso nos quadrinhos, Superman virou desenho animado para cinema de 1941 e 1943.

Superman, foi produzido pelos irmãos Max e Dave Fleischer donos do estúdio Fleisher, um dos mais populares da época. As animações eram belíssimas, com traços animalescos e rápidos. O desenho possui 17 episódios e recentemente se tornou livre de direitos autorais. 


Em 1948 surgiu à primeira série do Homem de Aço. Superman foi interpretado por Kirk Alin. Foi nessa série que o vilão Lex Luthor aparece pela primeira vez. As cenas de voo eram animações. A série durou até 1950.



Em 1951 surgiu o primeiro filme do Homem de Aço Superman and the Mole Man, trazia George Reeves na pele de Superman. A produção foi filmada em 12 dia e se tornou um grande sucesso de bilheteria, dando origem a série mais duradoura, até então, do último filho de krypton, As Aventuras do Superman estreou em 1952 e teve 104 episódios. Devido ao seu sucesso, em sua terceira temporada, ela passou a ser filmada em cores. O ator George Reeves deu inicio a suposta maldição do Superman, pois ele, que havia atuado no clássico do cinema E o Vento Levou, ficou marcado como Superman, sem conseguir fazer outros papeis e isso fez com que ele supostamente se suicidasse em 1959 aos 40 anos de idade. A história do ator e da série é contada no filme Hollywoodland dirigido por Ben Affleck, onde ele também atuou interpretando o ator George Reeves.


Em 1966 a produtora de animação Filmation, a mesma de He-Man e She-Ra, produziu o desenho animado As Aventuras do Superman, com 68 episódios, de 1966 á 1969. Nas primeiras temporadas, os episódios traziam aventuras do Superman e do Superboy e em sua última temporada apenas episódios do Superman, que eram divididos em duas partes.


Em 1973 a Hanna-Barbera, estúdio de animação responsável por clássicos como Os Flintstones e Scooby-Doo, produziu o desenho animado Super Amigos, onde reunia os heróis da DC, Superman, Batman e Robin, Mulher Maravilha, Aquaman, Vulcão Negro, Samurai, Chefe Apache. Super Amigos teve várias temporadas e versões, a primeira Super Amigos de 1973 á 1976, onde os heróis eram auxiliados pelos ajudantes atrapalhados Marvin, Wendy e o Cão Maravilha e a segunda, onde eram auxiliados pelos Super Gêmeos Zan e Jayna, juntamente com o macaquinho Gleek, em 1977 (Personagens criados exclusivamente para o desenho). 



Em 1975, foi lançado um especial para a TV, intitulado Superman, estrelado por David Wilson. O especial foi gravado em 4 dias, com apenas duas câmeras e o resultado foi ridículo, mas teve uma boa audiência e um sucesso inesperado.


Em 1978 surgiu uma nova versão do desenho Super Amigos, intitulada O Desafio dos Super Amigos, onde Superman, Batman e Robin, Mulher Maravilha, Aquaman Vulcão Negro, Samurai e Chefe Apache, foram reforçados por heróis como Lanterna Verde, Gavião Negro e Flash (que na dublagem ficou sendo chamado de Relâmpago), eles enfrentavam a Legião do Mal, um grupo de vilões liderados por Lex Luthor, formados por Brainiac, Sinestro, Capitão Frio, Giganta, Solomon Grundy, Cheetah, Grodd, Espantalho, Homem Brinquedo, Arraia Negra e Bizarro. Esse desenho não tinha a participação dos Super Gêmeos e nem do macaquinho Gleek, o que o deixou mais maduro e fiel aos quadrinhos. O desenho durou 16 episódios.

Em 1978 Superman estava completando 40 anos e o produtor Alexander Salkind, que detinha os direitos de adaptação cinematográficas do Superman, levou a Warner Bros. um projeto ousado para a época. Produzir dois filmes do Superman de uma só vez, para serem lançados em 78 e 79. O argumento ficou a cargo de Mario Puzo (O Poderoso Chefão) e Richard Donner (Maquina Mortífera) foi o diretor escolhido, mas depois de ter filmado o primeiro filme e 70% do segundo, o orçamento estourou e Superman II - A Aventura Continua ficou inacabado. Superman O Filme foi lançado em 1978, revelando o talento do estreante Christopher Reeve interpretando Superman, o filme ganhou o Oscar de Efeitos Especiais e foi um grande sucesso. Até hoje é considerado uma das melhores adaptações de quadrinhos para o cinema.


Em 1979 surgiu mais um desenho do grupo de heróis, Os Fabulosos Super Amigos, onde trazia Superman, Mulher Maravilha, Batman e Robin, Aquaman e os Super Gêmeos, Zan e Jayna com o macaquinho Gleek. Os episódios eram curtos e as aventuras simples. O desenho teve apenas 8 episódios.

Amanhã vocês ficarão sabendo mais sobre a trajetória do Homem de Aço no cinema e na TV a partir dos anos 80.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 comentários:

  1. É incrível como esses desenhos me prendiam na frente da tv e hoje olhando novamente alguns eu percebo o quanto eram infantis com um um enredo tão simples, principalmente os superamigos escapando de uma armadilha mais bizarra que a outra e as piadas sem graça no final onde todos caiam na risada. Tempos bons que não voltam mais(ainda bem).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era o padrão dos desenhos da Hanna-Barbera na década de 70. Na década de 80 ficaram mais maduros e interessantes. Sem Super Gêmeos nem macaquinho Gleek fazendo palhaçada, mas as risadas no final, acho que duraram até o finalzinho dos anos 80, mas não só nos Super Amigos, mas em todos os desenhos daquela época. Infelizmente. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel

      Excluir
  2. Eu adorava esse com os super gêmeos, acho que prefiro os desenhos em que o superman trabalha com amigos do que os que ele está só.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia nada disso e nem que isso tudo de Superman tinha abalado tanto o ator da série. Eu acho que quando se fala em Superman todo mundo lembra de Christopher Reever. Hoje já estamos no segundo Superman para os cinemas,mas basta saber que este, Henry Cavill se tornará o novo Superman de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é o terceiro, pois teve Brandon Rouph no esquecível Superman O Retorno de 2006. Embora Christopher Reeve seja a cara do Superman que ditou a escolha dos atores de Superman O Retorno e Smallville, creio que Henry Cavill vai se sair bem em O homem de Aço, por procurar uma atuação própria sem precisar se inspirar no Superman de Reeve. Enfim vamos esperar pra ver. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel

      Excluir
  4. Lembro de assistir o desenho Super Amigos, com os super Gêmeos Zan e Jayna, e o macaquinho Gleek. Os episódios eram engraçadinhos e eu me divertia bastante vendo TV! Hoje em dia, os desenhos animados não são mais tão inocentes assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu comentário sobre os desenhos de hoje é verdade, não são tão inocentes. E me deu uma ideia para uma futura resenha falando sobre o que mudou nos desenhos animados que víamos na TV. Então aguarde e obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel.

      Excluir
  5. Bem tenho que concordo com seu comentário sobre esses desenhos. Meu me lembro que já tinha assistido Os Fabulosos Super Amigos kkk. Hum post muito legal.

    ResponderExcluir
  6. É legal ver como a história foi evoluindo e se adaptando aos mais diversos públicos. Lembro que era fascinada por Os Fabulosos Super Amigos, principalmente quando os "Super Gêmeos" apareciam. Acredito que tenha visto alguns episódios da série do Homem de Aço com Kirk Alin em um canal antigo em alguns anos atrás. Ainda bem que nossa tecnologia evoluiu! hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Só espero que esse novo filme chegue aos pés dos filmes antigos e.e

    ResponderExcluir
  8. Uau a cada dia fico mais impressionada com o historia do Superman, quanta historia hein e a quantidade de adaptação em desenho que teve fico até besta, mas são estas versões e essas historias que nos encantam.

    ResponderExcluir
  9. Não imaginava que superman tinha tantos filmes assim só assisti o lançado no ano de 1978.. Que não gostei muito..

    ResponderExcluir
  10. Não cinhecia nenhum desses, na verdade eles são bem velhinhos, na maioria dos casos eu nem mesmo tinha nascido, kkk'.
    Acho que o único que eu realmente ouvi falar foram os super amigos.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, nem imaginava que existia tantas produções desse heróis!
    Dessa lista os únicos que assisti foram Super Amigos e o filme de 1978 pq foram reprisados. O restante eu acho que sou nova demais para saber da existência.

    ResponderExcluir
  12. Como já disse num post aqui do blog conheço muito pouco sobre a história do Superman, o básico que sabia era pelo que tinha visto na série smallville que é diferente em muitas coisas. E pra mim isso tudo é uma novidade, pois apesar de saber da existência dos desenhos por exemplo, nunca assisti um episodio inteiro e isso já faz tanto tempo que não lembro muito das coisas. Por isso, só posso dizer que Superman realmente tem uma história maravilhosa e ganha de 10 a 0 em outros super heroes.

    ResponderExcluir
  13. Eu adorava os Super Amigos, claro que assisti a várias reprises depois de 1976, mas não me lembrava do O Desafio dos Super Amigos. Gosto de ver tantos super heróis juntos.

    ResponderExcluir
  14. Não lembro de ter visto alguma dessas animações, mas acho bem mais legal as que tem também os outros super-heróis. ;)

    ResponderExcluir
  15. Gente eu já assisti algumas dessas animações e adoro... super amgs *___* e eu adoro essa adaptação de 1978 com Christopher Reeve para mim uma das melhores.. superando até algumas atuais.

    ResponderExcluir
  16. Eu gostava bastante do desenho *_* Queria ver esse primeiro filme, mas nunca achei para ver em lugar nenhum ;/

    ResponderExcluir
  17. Aaaah eu amava Super Amigos, gostava de ver os heróis juntos <3 Mas de resto, só vi esse mesmo!

    ResponderExcluir
  18. Dessas adaptações para desenhos, eu sempre preferi o "Super Amigos" em todas as versões. Principalmente "O Desafio dos Super Amigos". Eu pirava nesses episódios. E entre os filmes, é óbvio que sempre preferi os filmes que tinha Christofher Reeve no papel principal.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Poxa não sabia que tinha tanta coisa do Homem da Aço.
    Para mim Christofher Reeve, sempre será o melhor Super Man.

    ResponderExcluir
  20. Super Amigos <3333333333
    Quem nunca assistiu? (Que gosta de quadrinhos né) Um mega clássico e super bacana. Amo desenhos e sempre vejo. Não sei se tem algum desenho bom atual sobre =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolyne realmente Super Amigos era o máximo, mesmo tendo algumas temporadas bem infantis, era muito divertido ver todos os heróis juntos. Sobre desenhos atuais sobre recomendo Liga da Justiça e Liga da Justiça sem Limites, se gosta de Super Amigos vai adorar Liga da Justiça sem Limites, pois tem episódios com participação dos heróis dos Super Amigos como os Super Gêmeos e é super legal o visual que Bruce Timm colocou neles. Super recomendável. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel

      Excluir
  21. Adorei as curiosidades e muitas delas eu não sabia, para mim Christopher Reeve foi o melhor ator para o papel, embora eu não tenha visto todos os outros que interpretaram o mesmo papel.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, eu assistia Os Fabulosos Super Amigos, eu lembro que adorava os Super Gêmeos. Pena que durou tão pouco :/

    ResponderExcluir
  23. Nossa, eu lembro dos Super Gêmeos, Zan e Jayna. Assistia esse desenho. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Super Amigos era o máximo. Tenho alguns episódios em DVD. Relinquias. Eu também assistir Os Fabulosos Super Amigos, mas não é tão bom como Super Amigos.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.