Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Superman 75 Anos: Cinema e TV - Parte 3

14 de jun. de 2013

Na semana Superman 75 Anos que termina amanhã, o Blog Um Universo Fantástico traz para você hoje a terceira parte da trajetória do Homem de Aço no cinema e na TV. Dando mais destaque a série Smallville, para mostrar as várias diferenças que existem entre o seriado e a verdadeira origem do Superman. Espero que gostem.

Em 1993 a Warner Bros. resolveu investir em uma série do Superman, que seria diferente de tudo que havia sido feito até então, pois o foco da série estaria na vida de Clark e Lois e não nas aventuras do Superman. Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman durou quatro temporadas, a primeira e a terceira boas e a segunda e quarta muito ruins. O Sucesso da série mudou o rumo das histórias em quadrinhos, pois o casamento de Clark/Superman com Lois aconteceu na época em que a série estava no seu auge de popularidade. Superman/Clark Kent foi interpretado por Dean Cain e Lois Lane por Teri Hatcher, que na época chegou a ganhar 80 mil por episódio, um absurdo para uma série de TV daquele ano, muito mais do que ganhava, Dean Cain que era o protagonista da série.



Em 1996, Bruce Timm produtor do desenho Batman The Animated Series de 1992, produziu Superman The Animated Series, que assim como Batman, foi inspirado no desenho clássico do Superman de 1941. Bastante fiel aos quadrinhos e cheio de episódios clássicos, com participação de vários personagens das HQ's, como Batman, Flash, Lobo e Lanterna Verde entre outros. Superman The Animated Series durou três temporadas e derivou dois outros desenhos também produzidos por Bruce Timm.

Em 2001 a Warner Bros. resolveu dar uma nova roupagem ao Homem de Aço e fazer ele adquirir novos fãs, foi ai que surgiu Smalllvilleonde a ideia era mostrar a adolescência de Clark Kent de uma forma atual, esquecendo toda a verdadeira história do Superman, uma série adolescente com aventura. Os Criadores, Alfred Gough e Miles Millar (Roteiristas de Bater ou Correr) deixaram a história do Superboy o mais realista possível, mas sem nenhuma ligação com as HQ’s, prova disso é que nas primeiras temporadas, Lex Luthor é o melhor amigo de Clark Kent, além de várias outras alterações. A chuva de meteoros com os fragmentos do Planeta Krypton, nunca aconteceu nas HQ’s, Jonathan e Martha Kent nos quadrinhos, são idosos e na série foram interpretados por John Schneider e Enette O’Toole, que se tornaram os pais adotivos mais jovens de Clark Kent. A personagem Chloe Sullivan não existe nos quadrinhos, foi criada exclusivamente para a série, a ideia original é que ela fosse morena, mas a atriz Allison Mack, que é loira, foi tão bem no teste que os criadores a escolheram para interpretar a personagem. Mas como eles precisavam de um personagem moreno para a série, escolheram Sam Jones III,  para interpretar Pete Ross, que nas HQ’s é loiro. Para interpretar o jovem Clark Kent, o escolhido foi o novato Tom Welling, devido a sua semelhança com Christopher Reeve, Lana Lang foi interpretada por Kristin Kreuk, que tinha apenas 18 anos quando começou a atuar na série. Lex Luthor foi interpretado por Michael Rosenbaum, que dubla o Flash no desenho Liga da Justiça.

A série teve várias participações referentes às versões clássicas do Superman, os atores Christopher Reeve, Margot Kidder, Dean Cain, entre outros fizeram participações no seriado. As três primeiras temporadas tiveram envolvimento direto dos criadores e isso manteve o tom realista do seriado, depois que eles deixaram de participar diretamente do enredo, ele perdeu o foco. As sete temporadas seguintes tiveram o teor mais fictício e vários elementos das HQ’s foram parar nele, incluindo a personagem Lois Lane, interpretada por Erica Durance, embora seja uma boa personagem, não tem muita lógica à repórter Lois Lane envolvida na cronologia do Superboy. A partir da quarta temporada Smallville perdeu o realismo do inicio da série, mas apesar disso, a audiência só cresceu com o decorrer das temporadas e tornou ela a série mais assistida da Warner. Smallville teve 10 temporadas de 2001 á 2011 e continua em sua 11ª Temporada no gibi Smallville.

Em 2001 Bruce Timm, reuniu os principais heróis da DC no desenho Liga da Justiça. Totalmente fiel aos quadrinhos, teve quatro temporadas, onde Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Ajax (na dublagem John John) e Mulher Gavião, enfrentavam grandes vilões em episódios cheios de ação e muitas vezes épicos. O desenho teve quatro temporadas de sucesso, com episódios duplos, triplos e quádruplos.


Em 2004 surgiu Liga da Justiça Sem Limites, uma sequência do desenho Liga da Justiça. Nessa versão além do grupo original, faziam parte da Liga, mais de 80 heróis da DC. O fato do desenho de 2001 ter episódios divididos em partes, não agradou os executivos da Warner e por isso Liga da Justiça Sem Limites, vária entre episódios simples e divididos. Liga da Justiça sem Limites, é superior à versão original em tudo, os roteiros são mais maduros e complexos e as histórias muito bem amarradas sem furos no roteiro, batalhas épicas estão presente durante todo o desenho. Além disso, tem citações e homenagens aos desenhos clássicos dos Super Amigos, os personagens Samurai, Chefe Apache e Vulcão Negro e Super Gêmeos Zan e Jayna, aparecem como a equipe Ultimen. Liga da Justiça durou cinco temporadas de 2004 a 2006.

Amanhã será a parte final de Superman no Cinema e na TV, com destaque para o filme Superman O Retorno dirigido por Bryan Singer (X-Men).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 comentários:

  1. Um dos melhores períodos para se assistir algo relacionado ao herói, me diverti muito com Lois e Clark e os desenhos, Smallville sinceramente, assisti apenas as primeiras temporadas,depois de um tempo já não consegui mais. Os desenhos da DC são extraordinários, o visual, as historias, tudo maravilhoso. Estava assistindo essa nova fase dos Novos Titãs,onde o Super aparece como uma especie de pai distante do clone. Acho que poderia ficar o mês inteiro falando do heroi e citar as historias mais marcantes nas hqs também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço de suas palavras as minhas. Me diverti muito com Lois e Clark e os desenhos da Liga da Justiça, considero os melhores já feitos, desde Batman de 92. Smallville assisti empolgado até a terceira temporada, depois continuei acompanhando apenas pra ver a conclusão, porque não me empolgava tanto como antes. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel

      Excluir
  2. Lois e Clark foi legal para a época, eu não sei se daria certo hoje, acho que até Smallville. Acho que as pessoas querem novidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lois e Clark teve a primeira e terceira temporada muito boas, pois eram equilibradas, a segunda e a quarta foram bem ruins por não terem episódios bons de verdade. E é verdade, provavelmente não daria certo hoje, porque as pessoas provavelmente iriam achar ela mal feita, apesar de não ser para o ano em que foi feita, já Smallville, não daria certo porque as pessoas já viram demais, as primeiras temporadas e ela vira praticamente outra série com o decorrer do seriado infelizmente. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel.

      Excluir
  3. Smallville e Liga da Justiça posso dizer que acompanhei! haha Acompanhei as primeiras e a última temporada de Smallville, e acabei nem colocando os episódios do meio da série em dia por acreditar que eles tentaram estender muito. Algumas coisas ficaram meio difíceis de acreditar e se perderam bastante. De qualquer jeito, acho que até hoje Liga da Justiça é meu preferido!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O ideal de Smallville era ter 7 temporadas, que seriam os três primeiros anos Clark no colégio e os outros 4 Clark na universidade de Jornalismo até se formar. Porque ai manteria a essência de Smallville, pois não se passaria em Metrópoles. Enfim a Warner está fazendo muito isso, estender as séries sem necessidade. Supernatural e Two And A Half Men. Séries que se estendem demais acabam perdendo o sentido e se tornando ruins. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  4. Muito bacana o post, vou voltar nos outros dois já postados, para acompanhar também.
    Quando eu era criança adorava assistir Lois e Clark, também gostei de Smallville mas não tanto.
    E os desenhos da Liga da Justiça são demais!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cheguei a assistir Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman e gostava bastante! Mas não vi o episódio final até hoje rs
    Assisti o começo de Smallville, mas depois de algumas temporadas, comecei a achar que a história desandou. Adorava a Chloe! Foi uma boa aquisição para a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chloe era a minha personagem favorita da série, até ela desandar e casar com Jimmy Olsen e Arqueiro Verde, achei muito sem lógica, pra não dizer meio que quase uma Lana Lang, que teve relacionamento com metade do elenco masculino da série rs, a Chloe era mais comportada e isso fazia dela uma boa personagem. Enfim Smallville já teve ótimos momentos, que ficarão na memória de muita gente, inclusive na minha. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel

      Excluir
  6. Smallville foi bom só nas primeiras temporadas.
    Baixei no ano passado as primeiras temporadas mas começou a ficar um pouco chato e parei e.e

    ResponderExcluir
  7. Eu vi Smallville só até a 4º temporada, acho que depois começou a ficar ruim e perdi completamente o interesse. Já a Liga da Justiça e Liga da Justiça sem Limites eu acompanhei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Acha smalville chato e sem graça não cheguei nem a acompanhar a primeira temporada...
    Já liga da justiça eu assisti algumas vezes..

    ResponderExcluir
  9. Finalmente chegou a parte que eu tô mais familiarizada. Eu me lembro quando passava SmallVille no SBT e eu assistia uns episódios meio desconexos, mas gostava muito. Agora com toda essa coisa de baixar séries ou ver online eu realmente tenho planos de voltar a ver pq a série é muito boa. Tem muitas temporadas, dá até preguiça, mas tenho certeza q vale a pena.

    A Liga Da Justiça eu lembro que sempre ia na locadora locar os filmes deles, apesar de quê agora sempre que eu ouço falar só me lembro daquela música que estourou no carnaval "superman ficou fraco o pinguin... O liga da justiça toda dominada agora só tem uma saída, foge foge mulher maravilha, com superman..." péssima recordação pra se ter, mas é inevitável. Rs'

    ResponderExcluir
  10. Ahhh eu adorava Lois & Clark. Já SmallVille eu não consegui gostar, sempre achei o enredo meio bobo e repetitivo.
    Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem limites eu assisti todos se não me engano, acho que foi uma das melhores versões.

    ResponderExcluir
  11. Claro que é nítido a perda do realismo de SmallVille na quarta temporada em diante, mesmo assim a considero uma das melhores séries que já vi. As atuações foram perfeitas, a direção- nas primeiras temporadas principalmente- e até mesmo o enredo que se distancia dos HQ´s foram muito bem feitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nítida e irritante. Principalmente para mim que era um grande fã da série. Mas fã mesmo, do tipo que anotava o nome dos episódios e comprava o gibi e deixava de sair pra assistir. Enfim, quando vi o último episódio e alguns soltos das temporadas anteriores, vi que Smallville não era mais Smallville e sim, quase um Power Rangers, com direito a monstros da semana e efeitos que não convencem rs. Mas uma coisa é certa, as primeiras temporadas de Smallville são inesquecíveis. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  12. Assistia Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman e gostava bastante. Sou suspeita para falar de Smalllville, sou apaixonada pela série e como não conhecia a historia da HQ achava que muita coisa da série era tirada da HQ.

    ResponderExcluir
  13. Pronto! Acho que foi a série Lois & Clark que assisti. De qualquer forma vou confirmar com a minha mãe. haha Também assisti a liga da justiça. Eu amava Smallville! Mas foi bom ver as diferenças entre o seriado e a história real das HQs!

    ResponderExcluir
  14. Agora eu já não estou tão perdida! Smallville e Liga da Justiça marcaram minha infância, eu não perdia nada!!

    ResponderExcluir
  15. Essa série de 1993 eu assisti, eu gostava bastante. Assim como Smallville, o protagonista era maraaaaaaaaaaaaaaaavilhoso.
    hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu amava essa série de Lois e Clark. Foi aí que me apaixonei por Teri Hatcher. Era muito divertido. Lembro-me que passava no SBT na época, não perdia um episódio sequer.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Eu gostava de Smalllville até a terceira temporada, depois o negócio meio que descambou e parei de assistir.
    Gostava bastante da Chloe e achaa Lana um porre, aff!

    ResponderExcluir
  18. Amando estes posts, hehe.
    Então, sou suspeita por demais em falar sobre, pois amo quadrinhos e Superman <3
    Enfim, Smallville é uma das minhas séries favoritas, acompanhei até o último episódio (sei que muitos pararam na metade) Mas para mim as últimas foram as melhores, ver Chloe e Oli <3

    ResponderExcluir
  19. Smallville é o que eu mais me recordo pois já era crescida. E eu gostava bastante.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu cheguei a assistir a Liga da Justiça, mas a liga da justiça sem limites, não tive oportunidade de ver pena, pois eu adoro aliga da justiça, um de meus desenhos favoritos, também assisti Smallville, e eu gostava muito.

    ResponderExcluir
  21. Smalville eu parei na 6 temporada... a serie tava ficando muito nada a ver!! Genteee Liga da justiça foi minha infãncia.. só eu que amava a mulher gavião???

    ResponderExcluir
  22. De Smallville eu lembro bem, eu adorava *-* eu também assistia Liga da Justiça e também assisti Liga da Justiça sem limites, eu adorava o Flash e a Mulher Gavião *---*

    ResponderExcluir
  23. Hahaha dessa parte lembro perfeitamente, Smallville eu nunca acompanhei direto, só assisti alguns episódios. Já Liga da Justiça é meio difícil achar alguém que não assistiu né? Eu adorava. Beijos

    estantedecristal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Mesmo que Smalllville não seja fiel as HQ's é muito foda. Gosto bastante de Liga da Justiça e realmente Liga da Justiça Sem Limites é muito foda.

    ResponderExcluir
  25. Acho que a unica coisa que entendo direito de Super-Homem, foi porque assistir a serie Smalllville e mal ainda porque não consegui assistir toda as temporadas, afinal eu não tinha tv assinada naquela época ^^ Mas foi um ótimo post.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.