Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Superman 75 Anos: Cinema e TV - Parte 4

15 de jun. de 2013


Agora para fechar a trajetória do Superman no cinema e TV, o Blog Um Universo Fantástico, irá falar com destaque sobre o filme Superman O Retorno de 2006 e dois desenhos envolvendo o Homem de Aço.


Em 2006 a Warner lançou o filme Superman O Retorno, que teve um orçamento de 250 milhões de dólares, mas não obteve o retorno esperado nas bilheterias.


Com o sucesso de Smallville, a Warner viu a chance de dar um novo filme ao Superman, o projeto teve início em 2002, quando o estúdio contratou o diretor McG (As Panteras) para dirigir o novo filme do Homem de Aço, o roteiro seria de J.J Abrams (antes de ter se tornado reconhecido pelo sucesso da série Lost). O roteiro era um reboot, onde a origem do Último Filho de Krypton seria recontada, esquecendo todos os filmes anteriores e a cronologia dos quadrinhos. Nessa versão, Krypton não teria sido destruída, Jor-El seria um invasor da terra e Lex Luthor um agente da CIA. O diretor McG saiu do projeto para comandar o besteirol, As Panteras Detonando e ai a Warner chamou Bryan Singer, que recusou por não ter gostado do roteiro. Sem muitas opções a Warner chamou Brett Ratner (A Hora do Rush) para dirigir o longa. O estúdio queria que o Superman fosse interpretado por um grande nome de Hollywood, atores como Josh Hartnett (Pearl Harbor), Ashton Kutcher (Efeito Borboleta), Jerry O’Connel (Canguru Jack) e até Bredan Fraser (A Múmia), fizeram o teste do uniforme, mas o diretor queria o desconhecido Henry Cavill, que na época havia interpretado o filho de Edmond Dantes no longa O Conde de Monte Cristo e ironicamente é hoje é o atual Superman, no filme, Man of Steel de Zack Snyder. A Warner não concordou com Cavill como protagonista e devido a isso e a exigência de um salário maior, Brett Ratner saiu do projeto, que em 2004 foi parar novamente nas mãos de Bryan Singer, que já estava famoso pelos sucessos de X-Men e X-Men 2. Justamente por isso, Singer recebeu total liberdade do estúdio para fazer o que achasse melhor para um novo filme do Superman. O diretor é fã de carteirinha do Homem de Aço e resolveu fazer uma homenagem aos filmes clássicos, Superman – O Filme de 78 e Superman II de 80. Ele se reuniu aos roteiristas Mike Dougherty e Dan Harris e junto escreveram o roteiro de Superman O Reterno, como se fosse uma continuação de Superman II - A Aventura Continua, esquecendo completamente a existência dos péssimos, Superman III e Superman IV - Em Busca da Paz.

Superman O Retorno é uma declaração de amor a Superman O Filme, a abertura é semelhante a do filme de 78, assim como a trilha composta por John Ottman (X-Men 2) totalmente inspirada na música tema composta por John Williams para o primeiro filme do Homem de Aço.

No elenco de Superman O Retorno estavam o desconhecido Brandon Routh, que havia participado de séries como Cold Case e Gilmore Girls, Kevin Spacey (Os Suspeitos) como Lex Luthor e Kate Bosworth (A Onda dos Sonhos) como Lois Lane. O filme tem uma produção técnica surpreendente, a trilha sonora é belíssima e os efeitos fantásticos e diálogos memoráveis. A direção de Bryan Singer é impecável, mas o fato do filme ser uma homenagem ao clássico de 78, torna ele repleto de falhas a começar pelo foco da história ser a relação Clark Kent/Superman e Lois Lane, isso deixou o filme menos heroico e mais romântico, outro grande problema foi a introdução de dois personagens, Jason, filho de Lois Lane e o seu marido, Richard (James Marsden), que não servem de nada no roteiro, só tiveram a utilidade de complicar a relação entre Superman e Lois Lane. O Homem de Aço teve poderes como, super audição e visão de raio X diminuídos tornando eles irritantes de se ver na tela. Superman O Retorno não é ruim, longe disso, pois é melhor do que muitos filmes de super-heróis. O grande problema é que tinha tudo para ser inesquecível e no fim se tornou desprezível, uma superprodução para um filme que não é super.


Em 2006 surgiu mais um desenho com o Superman, Legião dos Super Heróis, que durou duas temporadas e trazia o Superman na adolescência. O desenho tinha bastante aventura e episódios com enredos bem simples, pois era para um publico mais infantil. A história se passava no futuro, mais especificamente no século 31, onde um grupo de heróis chamado Legião dos Super Heróis, estava tendo dificuldades para enfrentar um grupo de supervilões. Eles voltam no tempo e recrutam o jovem Superman, levando-o para o futuro onde ele se torna o principal membro da Legião dos Super Heróis.


Em 2010 foi produzido Justiça Jovem, em que trazia Superboy, Robin, Kid Flash, Aqualad, Artemis e Miss Marte com a participação do Superman e os membros da Liga da Justiça. O desenho procura um traço mais realista, bem diferente do estilo The Adventure, usado em Liga da Justiça e Liga da Justiça sem Limites.


Amanhã será a parte final da Semana Superman 75 Anos com curiosidades sobre a trajetória do Homem de Aço e em breve com exclusividade o blog lançará em seu canal no YouTube, um vídeo especial mostrando a evolução do Último Filho de Krypton no Cinema e na TV.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

33 comentários:

  1. Até hoje não vi nenhum filme do Superman, apesar de já ter acompanhado algumas séries, como Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman e Smallville. Não sei porque, mas nunca fiquei com vontade de assisti-los.
    Não sabia da existência do Justiça jovem, gostei bastante do traço do desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que veja pelo menos Superman O Filme de 78, pois embora seja antigo tem efeitos especiais muito a frente de seu tempo, sem falar na bela trilha sonora composta por John Williams (Harry Potter). Justiça Jovem é divertido, mas é horrível se comparado aos desenhos da Liga da Justiça. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel.

      Excluir
  2. Esse é um dos filmes que fiquei decepcionado, as pessoas ficam com um pé atras na hora de fazer um reboot, mas as vezes é necessário,é muito melhor do que continuar um filme de quase duas décadas atras, não funciona. Pelo que vi nos comentários aqui muitos não conhecem a historia do Super, e recontar a origem é mais que necessário para se conseguir novos fãs. E vários elementos que só serviram para complicar mais quem não conhece a historia.Aquele garoto por exemplo, era filho do General Zod resgatado pelo Superman da zona fantasma e que depois se tornaria o herói kriptoniano Asa noturna. Está se falando muito bem do novo filme, vamos ver se dessa vez dá certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo sobre o Reboot, Superman merecia um, Bryan Singer não entendeu isso o resultado foi um filme que não agradou nas bilheterias. André, pelo que vi em todas as entrevistas que Bryan Singer fez, ele confirmou que Jason é realmente filho do Superman com Lois, eu não sabia dessa história do filho de Zod resgatado da Zona Fantasma, pois não acompanho tanto as HQ's do Super quando gostaria. Mas talvez ficasse interessante se fosse introduzido no filme e bem explicado. O diretor usou cinco histórias dos quadrinhos como referência, Superman Identidade Secreta de 2005, A Morte do Superman de 93, Superman Quatro Estações de 99, The Man of Steel de 85 e Superman Entre a Foice e o Martelo de 2004 e creio que em nenhuma delas há referencia ao filho do General Zod. Pelo visto Bryan Singer se inspirou mesmo nos filmes Superman de 78 e Superman II de 80. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel

      Excluir
  3. Superman é um filme que a gente assiste desde pequeno. O último superman não foi tão ruim assim, mas me parece que este último vai ser mais trabalhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, não é ruim, mas poderia ser 10.000 vezes melhor. Man of Steel de Zack Snyder promete ser a melhor adaptação de quadrinhos de 2013. Acho que não irei me decepcionar. Obrigado pelo Comentário.

      Colunista Daniel.

      Excluir
  4. Eu curti muito Superman Returns o// achei de ótima qualidade e os Efeitos Visuais foram empecaveis. É uma pena q n conseguiram todo o retor q queriam, mas n perde qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, Superman O Retorno não é ruim, mas devido a produção que teve, poderia ter sido mil vezes melhor. As alterações feitas por Bryan Singer, nos poderes do herói me incomodaram, assim como a relação dele e Lois, que ficou mais parecendo como uma de namorado arrependido tentando voltar para ex-namorada "Patético". Enfim o filme é visualmente lindo, musicalmente envolvente e dialogicamente poético, mas em argumento deixou muito a desejar, podendo ter sido muito mais do que foi. Mas que tem ótima qualidade isso não se pode negar.

      Excluir
  5. Eu adorei Superman o Retorno, para mim foi o melhor dos filmes (pelo menos melhor dos que já vi), quanto aos desenhos eu não cheguei a assistir nenhum desses.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Só assisti um unico filme do superman, esse eu não assisti, mas ainda assim estou um pouco curiosa com o novo filme do superman espero que não decepcione...

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca vi nenhum filme do Superman, na verdade não gosto muito desses filmes de super-heróis, o único que eu me lembro de ter visto foi o Homem-Aranha.
    Justiça Jovem nem Legião dos Súper-Heróis eu nunca tinha ouvido falar, acho que o SBT não transmitiu esses, pq os outros eram eles que tranmitiam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SBT exibiu os dois desenhos por um curto período de tempo, Legião dos Super-Heróis foi exibido no Bom Dia e Cia, o SBT exibiu a primeira temporada e a reprisou apenas uma vez, logo depois o desenho saiu do ar. Já Justiça Jovem foi exibido em 2012, na faixa das 18 horas, durante as férias no programa dos palhaços, Patati e Patata, mas como o programa não teve a audiência esperada, foi tirado do ar em menos de um mês.

      Colunista: Daniel

      Excluir
  8. Superman O Retorno não me agradou nem um pouco, achei a estória muito fraca. E como você disse o marido e o filho são inúteis.
    Eu não vi esses outros desenhos e confesso que não me animei muito a ver pela descrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jason e Richard realmente foram inúteis no filme Superman O Retorno. Como fã de quadrinhos posso dizer que, Legião dos Super Heróis e Justiça Jovem são desenhos divertidos, apenas isso. Vi apenas alguns episódios, pois não me empolgaram o suficiente para me fazer acompanhar. Não sou fã de nenhum dos dois. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  9. Pelo que vejo Superman o retorno causou uma enorme dor de cabeça aos produtores, diretores foram demitidos, vários testes com atores, um tempo enorme de pré-produção, enfim, acho que no final o resultado foi positivo. Não daria uma nota 10 ao filme, mas tão pouco daria 5. Acho que pelo conjunto da obra um 8 seria o ideal.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você Nathalia, é uma nota 8 cravada. Um pontinho acima da média, mas essa nota é só graças aos diálogos marcantes, as cenas poéticas e música bem trabalhadas em cenas. Essas três coisas tornam o filme uma boa produção digna de 8, sem esses pontos técnicos tão marcantes, apenas com aquele enredo decepcionante, para um Retorno do Superman aos cinemas, Superman O Retorno seria 5 ou 4. Como eu disse, não é um filme ruim, é melhor do que muitos filmes de Super heróis, como Quarteto Fantástico e Motoqueiro Fantasma, que tem diálogos, efeitos e trilhas sofríveis tornando-os filmes desprezíveis. Obrigado pelo comentário.

    Colunista: Daniel

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei do filme Superman O Retorno, claro como disse antes sou totalmente ignorante quando se trata da historia da HQ. Gostei tambem dos desenhos principalmente Justiça Jovem.

    ResponderExcluir
  12. Cheguei a ver esse Justiça Jovem mas não gostei não. :~
    Não vi ainda Superman O Retorno! :/

    ResponderExcluir
  13. Cheguei a assistir Superman O Retorno, mas não gostei muito do filme não. Não que seja totalmente ruim, só que algumas coisas simplesmente não colaram. Já os desenhos, apesar de ter ouvido falar nunca realmente vi nenhum episódio.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. O único filme do Superman que eu vi foi O Retorno, e confesso que não gostei, mas eu amo os desenhos que já vi :/

    ResponderExcluir
  15. Eeeeeeeeeeeeeeu adoreeeeeeeeeeeeei superman o retorno *O* sei que muita gente não gostou, mas eu sim! Esse desenho da Justiça Jovem é horrivel.
    hahah
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu não assisti o "Superman - O Retorno", mas li algumas resenhas negativas em relação a ele. Uma coisa que me incomoda é quando eles inventam de recomeçar uma franquia. Já estamos cansados de saber das origens deles. E acho muito bom quando é um fracasso nas bilheterias.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Ah eu detestei Superman O Retorno. A atuação do Brandon Routh chegou a irritar de tão chata...

    ResponderExcluir
  18. Apesar das críticas não serem boas com o filme e a maioria dos fãs não gostarem do longa. Eu vi no cinema quando lançou (ainda me lembro, hehe) e gosto bastante do longa. Sempre revejo quando posso. Claro que acho que este novo será mil vezes superior, mas gosto bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vi Superman O Retorno no cinema e não me empolgou, na verdade sai de lá bem decepcionado. Não sou um dos maiores admiradores dele, mas como disse na resenha e pros comentaristas, ele não é um filme ruim e assim como você eu sempre revejo, pois a beleza visual, narrativa e a trilha sonora impecável de John Ottman me encantam e envolvem de uma forma, que as várias falhas do filme passam despercebidas. O novo já está sendo considerado a melhor adaptação de quadrinhos do ano. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  19. Eu já assistir aos filmes, mas faz muito tempo e não lembro de muitos detalhes. Com essa comemoração toda até que me deu vontade de revê-los.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Até hoje eu só assisti a liga da justiça, aquela que eles são adultos, tem a Mulher Maravilha, o Super-homem, o Flash, o Batman, entre outros e eu adoraria ver essas outras, pois adoro desenhos.

    ResponderExcluir
  21. eu até que gostei desse Superman o Retorno não sei por que rsrsr Com grandes expectativas para o Man of steel ( ele n vai ter a cueca vermelha por cima da calça =D) vi que ele vai ser mais fiel ao quadrinhos mas vai ser a historia tradicional ou a história do novos 52??? Os desenhos esses eu não conhecia não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história vai ser fiel aos quadrinhos, mas uma versão livre cheia de liberdades como Pèrry White ser negro. Não vai ter a história dos Novos 52, pois o roteiro é livremente baseado na origem clássica do herói. O Homem de Aço, vai ser como a trilogia Batman, fiel, mais com liberdades para manter o realismo. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel.

      Excluir
  22. Eu ia adorar que o Ashton Kutcher fosse o superman, mesmo que eu ache que não combina muito.
    Eu assisti uma vez esse Justiça Jovem, e preferia muito mais A Liga da Justiça!

    ResponderExcluir
  23. Acabei de perceber que nunca assisti nenhum filme do Superman. Não lembro de Legião dos Super Heróis, só da Justiça Jovem que eu adorava também. Beijos

    estantedecristal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei de Superman O Retorno, teve suas falhas, mas foi uma grande homenagem. Agora Legião dos Super Heróis e Justiça Jovem eu nunca vi.

    ResponderExcluir
  25. So gostei de Justiça Jovem, eu não gostava muito do outro não pela história mas pelo fato de o desenha parecer mal feito, tenho uma mania de odiar desenhos com traços maus feitos.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.