Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Resenha: Desventuras em Série - Filme

10 de set. de 2012

Atenção: Essa resenha foi postada no meu blog, Atividade Total, que foi desativado, fiz algumas mudanças e resolvi postá-la aqui, por ter o perfil do blog, Um Universo Fantástico.  Espero que gostem.

 DESVENTURAS EM SÉRIE
Titulo Original: Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events
Direção: Brad Silberling
Roteiro: Robert Gordon
Produção: DreamWorks, Paraumont Pictures e Nickelodeon Movies
Distriobuição: DreamWorks Home Entertainment
Ano: 2004
Avaliação: Bom



     
 Quando eu assisti Desventuras em Série  no cinema, eu sabia que iria gostar só não imaginária que ele iria se tornar para mim, uma das adaptações literárias mais interessantes que já havia visto.

Logo no inicio o narrador Limony Snicket (Jude Law), com suas frases tristes e desanimadoras, deixa bem claro, que o filme, diferente de muitas obras dedicadas às crianças, não tem elfos, nem duendes e nem aquele clima feliz, que está presente na maioria das produções desse gênero, muito pelo contrário, mesmo que de maneira sutil, em Desventuras em Série, a melancolia, a depressão, a morte e o clima sombrio estão sempre presentes, dando aquele ar único a produção.

O filme é baseado na série de livros do autor Daniel Handler, que usa o pseudônimo de Limony Snicket e conta a história dos irmãos Baudelaire, Violet (Emily Browning), Klaus (Liam Aiken), Sunny (Kara e Shelby Hoffman). Depois da morte misteriosa de seus pais em um incêndio, eles vão morar com o seu tutor legal, o Conde Olaf (Jim Carrey), que é um péssimo ator de uma companhia de teatro, e seu único objetivo é se apossar da herança deixada pelos pais dos Baudelaire. Para conseguir isso, ele é capaz de tudo; mentir, fingir, sequestrar e até matar. 

Além do Conde Olaf, existem outros tutores dos irmãos Baudelaire, como o gentil, Tio Monty (Billy Connolly) e a paranóica Tia Josephine (Meryl Streep)

Os Baudelaire passam por inúmeras armadilhas, preparadas pelo Conde Olaf, e para se safarem delas, cada um deles, usa sua habilidade especial, Violet, que é muito esperta, sempre que quer ter uma idéia amarra seu cabelo e inventa uma maneira de escapar, Klaus, que adora ler, usa seu vasto conhecimento, que adquiriu nos livros que leu, dando informações a Violet e Sunny, que adora morder, usa essa habilidade juntamente com a de entrar em lugares pequenos, para ajudar os irmãos mais velhos.

Os irmãos tentam avisar sobre as intenções do Conde Olaf, para o representante legal deles, o Sr. Poe (Tomothy Spall), mas ele não acredita, nem lhes dando oportunidade de falar.

A história tem o objetivo de mostrar, que às vezes, por mais que as crianças estejam certas e falando a verdade, os adultos não escutam e nem lhes dão atenção.

O filme é cheio de humor negro, Jim Carrey esta impecável como o Malévolo e exagerado Conde Olaf, assim como as crianças que estão muito bem em seus papéis, principalmente a australiana Emily Browning e as gêmeas Kara e Shelby Hoffman, que garantem boas gargalhadas.

Além do elenco, o que me encantou no filme foi a produção, o figurino, sombrio, charmoso, cheio de detalhes e o cenários majestosos e imaginativos, elaborados pela mesma equipe responsável pelos filmes de Tim Burton.

A meu ver, Desventuras em Série é o tipo do filme infantil, que é bem mais do que isso, pois mostra que nem só de momentos e finais felizes é feita a vida e a ficção. Isso faz com que o espectador se acostume a sentir a dor e a perda desde cedo, pois ela fará parte de sua vida em algum momento, ou seja, é um filme com uma história simples, mas com um enredo sombrio, engraçado e até mesmo poético. Senti falta de um desfecho mais empolgante, com mais aventura, embora sua intenção seja ser apenas divertido. Isso o deixou com o ar de filme simples, embora seus diálogos inteligentes e seu clima sombrio, o fazem ser mais do que isso.

Infelizmente o filme tem o final em aberto, dando deixa para uma continuação, que não foi e nem será produzida, graças ao rendimento abaixo da média, nas bilheterias.

Curiosidades



·     O filme iria ser produzido por Scott Rudin e dirigido por Barry Sonnenfeld (Dupla responsável pelo filme A Família Adams), mas a Paramount Pictures/Nickelodeon Movies reduziram o orçamento do filme de 90 para 80 milhões de dólares, fazendo com que o produtor desistisse do projeto.

·        Depois que a DreamWorks entrou no projeto, aumentando o orçamento do filme para 140 milhões de dólares, Barry Sonnenfeld concordou em permanecer na direção. Mas com a entrada dos produtores Walter Parkes e Laurie McDonald, Sonnenfeld resolveu deixar a direção nas mãos de Brad Silberling (Cidade dos Anjos) e passou a ser produtor executivo do filme.

·        O roteiro do filme iria ser escrito pelo autor do livro Daniel Handler, depois de ter o reescrito várias vezes, seu roteiro parecia mais um livro e não um filme, então ele foi substituído pelo roteirista Robert Gordon (MIB 2- Homens de Preto 2), no fim, Handler, foi responsável por avaliar o roteiro e introduzir as falas de Limony Snicket.

·       Mais de 40 bebês gêmeas foram testadas para interpretar a personagem Sunny, trigêmeas foram contratadas, mas foram demitidas e substituídas pelas gêmeas Kara e Shelby Hoffman.



·        Praticamente 80% das falas do Conde Olaf, foram improvisadas por Jim Carrey, durante os testes de maquiagem, o diretor se divertiu tanto, que resolveu colocá-las no filme.



·      A abertura do inicio do filme, é uma homenagem as animações em Stop Motion, Rudolph, A Rena do Nariz Vermelho (Rudolph), de 1964 e A Verdadeira História do Papai Noel (Santa Claus is Comin’to Town) de 1970, ambas produzidas pela Hankin/Bass Productions, produtora do desenho Thundercats (1985).


·   Os livros são divididos em treze volumes e o filme é um resumo dos três primeiros: Desventurasem Série: Mau Começo, Desventurasem Série: Sala dos Repteis Desventurasem Série: O Lago das Sanguessugas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. Gente, você disse tudo dobre o filme. Eu não sabia que tinha livro desse filme. Eu amei esse filme desde a primeira vez que assisti , chamo minha mae de Tia Josephine, pois ela é ótima na gramática e me corrige sempre. Bateu um vontade imensa de ler o livro. Você disse que o filme teve uma bilheteria não muito boa, mas eu achei perfeito.
    Ameeeei muito mesmo esse post.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. A mensagem por trás da história do filme é bem profunda. Nos faz refletir, entre outras coisas, sobre a lealdade entre irmãos. Já assisti ao filme umas três vezes. Sou fã do Jim Carrey.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi esse filme só quando saiu na Globo - para ver o quanto eu sou muito desatualizada e tudo mais - e já sabia na época do livro, mas nunca me interessei, só vou tentar ler por esses dias porque meu amigo é fã e ele me animou.
    Mas na época que vi, eu gostei muito, achei o filme bem legalzinho, apesar de ficar meio com raiva e com dó em cenas cenas.
    Beijos,
    Shake Your World

    ResponderExcluir
  4. Ah eu já assisti a esse filme, e adorei, pena não ter a continuação. Eu tenho vontade de ler os livros, mas são tantos, nunca li uma série tão grande. Adorei saber sobre as curiosidades do filme.

    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Gentem... Esse filme é muito bacana. Adoro as atações de Jim Carrey... Ele é um comediante de primeira!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Faz muito tempo que assisti esse filme e gostei bastante. Adorei a interpretação da Sunny! rs E apesar de não ir mto com a cara do Jim Carrey ele fez um ótimo trabalho nesse filme.
    Infelizmente assisti quando a Globo passou e quando vi qual era, já tinha passado o comecinho... Fiquei curiosa de ver essa abertura em stop motion.
    Gostei mto do post sobre esse filme!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi desventuras em Série e gostei bastante...o elenco é fantástico e o filme foi bem produzido.

    Confesso que como toda boa leitora eu morro de vontade de ler os livros. Um dia ainda consigo juntar dinheiro ou o Submarino me aparece com alguma promoção maluca e eu consigo...rsrs

    Adorei o seu post, me elpolguei novamente com o filme e vou procurar assistir denovo.

    Bjinhoo

    ResponderExcluir
  8. Já assistir o filme e já li o primeiro livro da série. Gostei muito da atuação de Jim Carrey no filme, ele é o cara. Discordo de você sobre
    atuação de Emily Browning, não gostei dela como Violet, ela não mostrou muito o lado da personagem, mas as gêmeas, demostraram muito o lado da Sunny e Liam Aiken está ótimo no papel de Klaus.
    Esse final aberto, me deixo com muita vontade de ler toda a série.

    ResponderExcluir
  9. Amo demais esse filme, o enredo me fascina demais, sou super fan do Jim Carrey e ele interpretando o Conde Olaf na minha opinião é simplesmente PERFEITA, sou louco pra ler todos os livros da série pois imagino que o desenrolar da trama seja bem mais desenvolvido do que no filme.
    Adorei o post Desventuras em Série é um filme que sempre está nas minhas recomendações pra quem quer um filme com aventura e comédia *-*

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito do filme, principalmente da nenên ela é muito fofa e esperta!
    As curiosidades achei super legal e fiquei impressionada que o filme é o resumo dos 3 primeiros livros, sendo que existe 13!
    É bem grandinho essa série!
    Não sabia que existia os livros!
    Belo post
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amo o filme, mas n gostei tanto pq reune quase todos os livros ;/ A Sunny é a mais engraçada da turma XD
    Até.

    ResponderExcluir
  12. ja assisti esse filme, não gostei muito mais uma curiosidade que eu não sabia que , era que esse filme era tirado de um livro , foi um dos filmes do Jim Carrey que não gostei muito

    ResponderExcluir
  13. Já assisti esse filme 10 vezes, e só agora descobri que ele é baseado em um livro. Adoro esse humor negro do filme. Ele é uma dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  14. Nossa eu sabia que tinha o livro, mas não imagina que era treze volumes O.o
    Assisti esse filme 2 vezes e adorei, excerto pelo final que ficou em aberto, é uma pena que não tenham uma continuação, pois se tivesse com certeza assistiria.

    ResponderExcluir
  15. Poxa a coleção em promoção no submarino e eu não posso comprar :/
    Debulhando em lágrimas.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.