Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

MERLIN – 2ª TEMPORADA

7 de jan. de 2013


Ano de produção: 2009
Número de episódios: 13
Série criada por: Julian Jones, Jake Michie, Johnny Capps e Julian Murphy
Avaliação: Regular
Resenha da 1ª temporada


Estatisticamente falando, toda série, quando chega a sua segunda temporada tem uma decadência nos roteiros e mudanças drásticas nas personalidades dos personagens e com Merlin não foi diferente. Para mim a série teve uma queda no ritmo dos episódios que perderam o tom focado na aventura, para dar mais ênfase ao humor, algumas vezes beirando ao humor pastelão, outra coisa que me incomodou bastante, são os vários furos no roteiro, praticamente todos os problemas que surgem em Camelot se resolveriam facilmente com apenas umas palavras dos personagens Merlin (Colin Morgan) para Arthur (Bradley James) ou Gaius (Richard Wilson) para Uther (Antony Head). Essas falhas se tornaram corriqueiras em praticamente toda a série.

O primeiro episódio, The Curse of Cosnelius Sigan, já peca, quando coloca o príncipe Arthur Pendragon fazendo seu servo Merlin ficar de quatro, para que ele possa pisar nele e subir em seu cavalo, isso quebra totalmente a amizade que eles tinham criado na temporada anterior, resultando em um regresso de atitude dos personagens, esse é o príncipe dos primeiros episódios, que maltratava seu servo e era mimado se achando superior aos outros, bem diferente do Arthur do fim da primeira temporada, que era mais humilde e tratava Merlin, quase como um amigo. O jovem mago, também regrediu, se tornando mais imaturo, parecendo o jovem bobo dos primeiros episódios, mas felizmente, com o decorrer da temporada os dois personagens voltam a agir como deveriam.

Gwen (Angel Coulby) continua tomando atitudes irritantes. Uma hora demonstrando um amor por Arthur e outra por Lancelot (Santiago Carbrera), e Morgana (Kathie McGrath), fica praticamente a temporada toda invisível, para do nada no episódio, The Sins of My Father, voltar a ter destaque, e no episódio, The Witch’s Quickening, mudar sua personalidade de uma maneira totalmente irreal e completamente fora do contexto do que é a personagem, ou seja, Morgana muda sua personalidade, se tornando uma outra personagem, com novos pensamentos e atitudes, que ela não demonstrou ter em nenhum momento dessa temporada. Os produtores poderiam mostrar pequenas mudanças de atitudes no episódio duplo, Beauty and the Beast, mas perderam a oportunidade, isso tornou a mudança radical de Morgana simples e superficial. Esse foi o maior ponto negativo, não apenas para a temporada, mas para a série.

Às vezes é difícil de não se perceber que Merlin é baseado no seriado Smallville, pois o episódio, The Lady of the Lake, tem praticamente o mesmo argumento do episódio, Skinwalker, da 2ª temporada da série que retrata as aventuras do Superboy, embora nem todos percebam, sempre é um ponto negativo, tornando as comparações inevitáveis. Isso comprometeu ainda mais meu respeito pela série do jovem Mago de Camelot.

Mas nem tudo é ruim nessa segunda temporada, Merlin teve uma melhora razoável nos efeitos especiais e têm alguns episódios (Bem Poucos) que são bem interessantes como o episódio duplo Beauty and the Beast, que embora tenha um lado mais voltado para o humor, possui um enredo que prende a atenção do inicio da primeira parte ao fim da segunda, com destaque para a atriz, Sarah Paraish, que com suas caretas e movimentos exagerados ficou realmente parecendo uma Troll. O episódio, The Sins of My Father, é surpreendente, pois revela o que aconteceu, para a magia ser proibida em Camelot, além da introdução da personagem Morgause (Emilia Fox), que terá total importância no destino da série. Mas o melhor ficou para o final. O último episódio, The Last Dragonlord, embora tenha um inicio meio incompleto, é imperdível, pois além de responder algumas questões sobre o passado de Merlin, tem ótimas batalhas e uma carga dramática bem acima do padrão da série, com uma atuação impecável do protagonista, Colin Morgan.

Esses quatro episódios, fizeram ter algo significativo nessa temporada, mesmo com os furos nos roteiros, mudanças ilógicas de personalidades e episódios que beiram ao ridículo.

Em geral a segunda temporada de Merlin é bastante irregular (para não dizer ruim) com vários equívocos e erros gritantes e prova sem dúvida alguma que as estatísticas estão certas, a maioria das séries tem uma decadência na segunda temporada. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 comentários:

  1. Não sei se concordo com você para essa decadência de séries em 2ª's temporadas, sou fã de Once Upon a Time e acho que a segunda temporada está superando e atendendo minhas expectativas! Mas falando de Merlin... Comecei a ver essa série e não sei porque cargas d'água dei uma pausa e nunca mais retomei, estava na metade ou final da 1ª temporada, e agora fiquei até um pouco receosa de continuar a ver, minha preguiça já gritando por ter mais 5 temporadas para ver! Mas acredito que valha a pena! Gostei muito do seu desabafo bem detalhado da série, é bom que ao mesmo tempo que espero um pouco da série já sei em quais pontos posso levar uma bofetada no sentido figurado rssrsrs

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Olha, não sei se concordo com você também... Sua crítica ficou muito boa, porém como humanos, todos nós temos opiniões opostas...
    Para mim os motivos da Morgana ''mudar de time'' foram:
    1- O pai dela tranca ela na cadeia.
    2 - Ela descobre que o pai dela (Uther)forçou a mãe dela a se deitar com ele.
    3- Ela conhece sua irmã Morgause que é do mal.
    4 - Ela foge e fica 1 ano meio que sendo manipulada pela irmã para servir o mal pois a magia dela é forte.
    5 - Puro poder... Como ela era filha mesmo de Uther e não bastarda
    ela teria direito a usufruir de tudo quando Uther morresse.Mas tinha um impedimento: Arthur
    E aê acontece tudo..........

    Eu achei a relação de Merlin e Arthur meio pacata também, porém não liguei muito para isso. Era só uma fase...
    Outra coisa que eu concordo com você é sobre a Gwen! Odiei ela e sua indecisão sobre Arthur ou Lancelot!

    Sua crítica está ótima, muito bem escrita! Beijos

    ResponderExcluir
  3. ahauhauhaua
    Botou pocando!
    Olha, eu não gosto dessa série e nem consegui terminar de ver a primeira temporada. Cheguei perto do fim. Sempre achei ela meio sem pé nem cabeça e muito chata.
    Não tenho problemas com segundas temporadas. Mas essa ai não me convenceu nem na primeira. ahauah

    bjus

    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Merlin sempre me chamou a atenção, já pensei em assistir, mas tenho certo receio. Não tenho costumes de assistir séries históricas, mas essa e The Tudors são séries que me atraem. Talvez no futuro eu ainda veja, afinal são tantos seriados que quero assistir que fico até meio zonzo. Além do mais, tenho outras séries que preciso urgentemente colocar em dia!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não achei a segunda temporada ruim, talvez não tão boa quanto a primeira, mas não ruim. Acho que falta um pouco de ate~ção dos produtores pra evitarem tantas mudanças que não precisavam. E quanto as séries decaírem a partir da segunda temporada, eu não concordo, acho que se a série for bem produzida ela tende a melhorar. Só acho que as séries com muitas temporadas podem perder um pouco do brilho início, pois os produtores geralmente acabam dando outros rumos para as séries, que não agradam aos fans das séries.

    Beijinhos

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Não concordo a respeito que a segunda temporada, vejo Dexter, e a cada temporada que passa fica melhor. Mas não conhecia essa série, então não sei dizer como foi, mas pela sua crítica achei interessante, mesmo com alguns comentários negativos.

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que não acompanho séries!
    Merlin não é bem o que gosto de ver, mas acho que vale pelos efeitos e pela diversão que proporciona nessas histórias de capa e espada.
    Se, como vc disse, houve uma queda, é tempo de correr e reverter antes do próximo lote de continuação!

    ResponderExcluir
  8. Eu nao assisti essa série ainda e confesso que ela não me chamou muita atençao, gostei da sua critica, mas nao concordo em um ponto, em relação a decadencia da segunda temporada, várias séries que eu acompanho a cada temporada fica melhor, por exemplo House que acabou ano passado tinha quantas temporadas? O Grey Anatomy agora tá na 9ª temporada já e a qualidade continua...

    ResponderExcluir
  9. Uau... apesar de parecer ser uma boa produção sua opinião deixou claro que esse seriado me irritaria ao ponto de não querer ver! ''
    Mas nada como tirar a prova e vê se eles vão melhorar. Não conhecia a série e foi bom descobrir mais uma!
    Beijos
    Blog Leitura de Ouro

    ResponderExcluir
  10. Então, Bianca, eu pensava que você era fã pra caramba da série. ahauahauhaua...
    Enfim, o gênero da série me atrai até por causa do Rei Arthur e Merlin.. histórias de uma civilização antiga, antes do que viria ser a Inglaterra.. só não sei o que pensar da série, pois, Merlin é jovem.. me soa estranho.. Pelas barbas de Merlin.. se é que me entende.
    Uma coisa não se discute.. seu texto ficou muito bom. Parabéns!

    José Luiz
    http://conspiracaoindigente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo Merlin, sou muito fã da série, mas não fui eu que escrevi o post e sim o colunista Daniel. Eu nunca iria falar mal dela rs, mesmo com trocentos erros e tal.

      Excluir
    2. Então, transfiro os elogios para ele hehehehe e tá né.. Estranhei mesmo a calorosa crítica ao seriado.. hehe

      Excluir
  11. Gente! Eu nunca vi :S
    Acho a série bem boa, mas nunca vi, só fotos. Pelas fotos deu uma vontade de ver uma vez, mas acabei nem vendo. Quem sabe um dia? Ainda não estou com tanta vontade de ver assim...

    ResponderExcluir
  12. não conhecia essa serie, mais me parece ser algo interessante para que curte esse genero

    ResponderExcluir
  13. Eu ja vi essa serie mas assisti um episodio que já estava muito avanado e fiquei meio que boiando tipo ... no entendi PN. kkk Mas agora com esses post acho que tenho uma noção melhor do que antes ^^

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de Merlin, mas como você disse Daniel, a segunda temporada teve muito erros e episódios toscos, porém melhora muito até chegar a última temporada. Essa puta da Gwen que me deixou com muita raiva, sabe. Vontade de pegar pelos cabelos e socar a cara dela, mas fazer o que no lugar dela, dois caras maravilhosos dando em cima dela. Fica difícil de escolher kkkkkkkkk
    Ótima critica por sinal.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não vi está serie. Confesso que também não tenho vontade, infelizmente.

    ResponderExcluir
  16. Quando essa série lançou eu fiquei bem interessada. Mas infelizmente minha internet está horrível para baixar ;/ Mas eu sempre fico curiosa em relação a ela.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu sou simplesmente viciada em série, porém ainda não assisti essa, sempre a vi nos comerciais mas nunca senti aquela vontade de assistir e nem sei pq, pois gosto muito de série nesse estilo, acho que foi o ator rsrs... que nãoé lá um galã rsrs...
    Quem sabe eu dê uma chance a essa série.

    ResponderExcluir
  18. me parece ser interessante, uma ar interessante, não conhecia mas irei procurar .. me lembrou muito senhor dos aneis!!

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma imensa vontade de assistir essa serie, queria baixa-la muito mas parece que ela foi cancelada, eu acho. Mas ainda tenho esperança de assisti-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não foi cancelada, ela chegou ao fim. Os produtores queria 5 temporadas e fizeram as 5.

      Beijos

      Excluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.