Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

[Resenha] ParaNorman

3 de mar. de 2013


Título: Paranorman
Autor: Elizabeth Cody Kimme
Ano: 2012
Páginas: 248
Editora: Salamandra
Classificação: Ótimo

Sinopse: Noman Babcock tem o poder de falar com fantasmas. Até aí, tudo bem. A não ser pela amolação de Alvin, um dos valentões da escola, ele poderia passar a vida sendo sempre o "esquisitão" da cidade, e pronto. Mas o que está ruim sempre pode ficar pior. Quando a Lenda da Maldição lançada por uma bruxa sobre a cidade de Blythe Hollow demonstra ser real e um bando de zumbis sai da tumba para assustar os moradores, Norman descobre que tem outros talentos, e que precisa utilizá-los para salvar milhares de vidas. Com Ilustrações divertidas e uma história que conta mais do que você vê no filme!


Se você já assistiu ao filme, não pense que irá ler a mesma história. O livro tem muitos detalhes que foram deixados de lado na produção cinematográfica. Se você levou vários sustos, pode ter certeza que irá acontecer novamente.


ParaNorman conta a história de Norman, um garoto solitário e que vive sofrendo bullying

na escola e até em casa, tudo por causa de um pequeno dom ou maldição que ele tem: Falar e ver fantasmas, não só pessoas como animais também, como sapos, cachorros, pássaros entre outros. Porém, como ninguém além de Norman consegue ver, ele é tachado como o menino esquisito, o menino maluco, e vários apelidos horríveis.


Para a felicidade ou não de Norman, um garoto que também sofre bullying  na escola por está acima do peso, Niel, tenta ser amigo dele, porém as coisas andam meio estranhas na cidade de Blythe Hollow, onde existe uma lenda que 300 anos atrás, vivia uma bruxa na cidade e que os moradores com medo, a prenderam e a mataram, mas antes de morrer, a bruxa jogou uma maldição sobre os que a acusaram de bruxaria, eles iriam voltar a viver e nunca descansar. Cabe ao pequeno Norman, impedir que o espírito da bruxa liberte os zumbis na sua cidade.


Quando eu assisti ao filme, eu simplesmente amei, não fazia ideia que existia um livro, na realidade existem dois livros, este que estou resenhando que é o roteiro do livro, porém com mais detalhes e o livro do filme. Estou ansiosa para ler, o livro do filme, mesmo já sabendo de tudo que irá acontecer, mas só para saborear novamente a história de Norman.


Sou apaixonada pelo gênero infantojuvenil, amo demais e esse não podia ser diferente. O livro é cheio de ilustrações, o que o enriquece bastante, trazendo toda a magia de ParaNorman para as crianças.

A escritora trata o tema bullying com muita clareza e mostra como enfrentar os seus problemas, sendo na escola, ou na família, pois o garotinho que vê fantasmas sofre bullying, até do próprio pai.

Os personagens mostram uma evolução durante a trama e isso dá um bom desenvolvimento ao livro. A narrativa é em terceira pessoa, o que mostra claramente os acontecimentos. O que mais impressiona no livro, é que em nenhum momento Norman fica com medo dos fantasmas, com as coisas que acontecem ao seu redor, ele enfrenta e tenta dar o melhor de si, uma ótima lição para as crianças, mostrar que nem todos somos iguais e que devemos enfrentar todos os obstáculos da nossa vida.

O livro é super recomendado, se amou o filme, se gosta de livro infatojuvenil, com uma pitada de terror, com  muita aventura, não deixe de ler ParaNorman e se não viu animação, não deixe de assistir. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Adorei Paranorman, achei uma animação muito rica e em breve vou fazer uma resenha aqui pro blog sobre ela. To louco para ler o livro, se tem mais detalher que a animação deve valer bastante a pena. Parabéns pelo blog e ainda bem que voltou. Sucesso Bianca.

    Daniel Rosas

    ResponderExcluir
  2. eu sou doida para ler esse livro ;w;
    e ver o filme tbm
    adorei a resenha *-* e fiquei feliz em saber que tem um livro :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, adorei as ilustrações! Achei o tema ótimo, misturar o sobrenatural com as questões bem próprias dos jovens, como o bullying e as incertezas e o ter q lidar com a coragem, valeu mesmo. Vou apresentar ao meu filho. Não conhecia o filme tb.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro, parece ser super legal gosto bastante de livros do gênero!*_*

    ResponderExcluir
  5. Ah adorei esse livrinho, ele em parece ser uma boa pra passar o tempo, as ilustraçoes são lindinhas.

    ResponderExcluir
  6. Uai eu ainda não sabia desse livro não. Achei fofinho os desenhos e a historia. Quero quero.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Assim como tu, não sabia da existência do livro. Eu me apaixonei pelo filme quando eu vi. Foge totalmente do esperado desenhos, que é para crianças. Esse realmente encanta adultos =)

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que existia livro *-* ameeei o filme, agora preciso ler o livro também.

    ResponderExcluir
  9. Parece um livro bem legal e divertido e é ótimo quando ele trata desse modo algo mais sério.
    A capa é bacana e não sabia do filme (e nem do livro rsrsrs.)
    Curti sua resenha! Beijo

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha!

    Não assisti ao filme ainda e agora estou muito ansioso por esse livro! :)

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.