Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

[Resenha] O Sonho de Eva, de Chico Anes

19 de abr. de 2013

Título: O Sonho de Eva
Autora:  Chico Anes
Ano: 2012
Páginas: 296
Editora: Novo Conceito/ Jovem
Classificação: Regular
Sinopse: Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.
Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.
Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.
Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.
Não me interessei pela leitura do livro, ele ficou parado durante um bom tempo, até que resolvi dar uma chance a ele. Eu não tinha gostado da sinopse, li algumas resenhas e vi que o livro não era para mim. Comecei a lê-lo em fevereiro, mas acabei desistindo e nem cheguei na página 100. Como eu sempre tento ler pelo menos 2 livros nacionais por mês, resolvi retomar a leitura no final de março e realmente o livro não é para mim.

Eva Abelar doutora em sonhos lúcidos (Os sonhos lúcidos são sonhos onde você age como bem entender nas cenas, você tem consciência que aquilo é um sonho e pode fazer o que quiser.) e de repetente tem sua vida virada de cabeça para baixo.

Eva está dando uma palestra na Universidade de Viena, na Áustria, quando recebe a notícia que sua irmã, Anna, se suicidou e seu filho Joaquim, um menino autista não verbal de seis anos desapareceu. Para piorar a situação de Eva, ela acaba perdendo seu emprego na Universidade Livre de São Paulo, onde trabalhava como professora e realizava suas pesquisas de sonhos lúcidos.  Sua única alternativa de emprego é trabalhar para a multinacional chinesa, Yume, onde sua irmã trabalhava. A empresa Yumi está desenvolvendo o DreamGame, um jogo revolucionário onde as pessoas poderiam sonhar e jogar ao mesmo tempo, tendo sensações reais dentro do jogo, podendo matar monstros e sentir na pele como foi isso, entre outras situações. Como Eva suspeita que a empresa esteja por trás da morte de sua irmã, pois começa a perceber relações entre a morte de Anna e o desaparecimento do seu filho com a empresa, já que Joaquim tem uma grande habilidade de se comunicar dentro dos sonhos, ele seria um modelo incrível de estudo para empresa. Ela acaba aceitando o emprego e irá mergulhar num universo mais perigoso do que ela própria imaginava. 

A narrativa é em terceira pessoa e o foco dela é a personagem Eva. Porém, há capítulos onde o foco deixa de ser de Eva é passa ser de outro personagem. Há também capítulos dos sonhos, que são narrados em primeira pessoa.

O livro tem muitos pontos fracos, como, em alguns diálogos, as falas são corridas, sem muita marcação de quem estão falando.  Me perdi muitas vezes lendo o livro, pois não sabia quem estava falando. Outro ponto é que há páginas inteiras de diálogos, sem pausas, e é um pouco cansativo ler diálogos, mas isso é um ponto fraco para mim, para outras pessoas não devem ser nada demais.

Outro ponto é que as cenas dos sonhos quase sempre envolviam sexo, parecia que estava lendo um livro erótico e eu detesto livros eróticos. Eu ainda não entendi o motivo de tanta cena de sexo, masturbação, entre outras.

Outro problema é que alguns eventos são rápidos ou confusos demais, sem ter nenhuma conclusão e os personagens, com exceção de Eva, são muito superficiais.

As descrições dos sonhos, realmente parecem reais, como se os personagens realmente estão sonhando.

Porém a ideia do DreamGame é incrível, e me levou a refletir, até que ponto a tecnologia pode controlar nossas ações? Até que ponto as multinacionais seriam capazes de utilizar a tecnologia para nos manipular? Até que ponto homem é capaz de chegar para conseguir o que quer? Essas questões são realmente casos para se pensarem. 

Indico esse livro para pessoas que curtem histórias com conspirações, mistérios, jogos de poder, traumas, críticas ao capitalismo e erotismo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 comentários:

  1. Capa bacana, chama a atenção mas, sei lá, não me interessei pelo livro, não faz meu tipo.
    Li outras resenhas, algumas dizendo que era um bom livro e outras falando que era ruim. Enfim, nenhuma me fez interessar pelo livro, mas sim o contrario...

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda mesmo, mas, diferente de você, me interessei pelo livro lendo a sinopse. Achei bastante legal essa ideia do DreamGame.
    Porém, lendo a sua resenha, acabei desanimando, pq tbm n curto muito dialogos.

    ResponderExcluir
  3. Eu quando li a sinopse, eu gostei, sempre me interessei pelo tema sonhos lúcidos, mas depois dessa resenha acho que não mesmo né?
    Mas é legal a questão que você tomou no final da resenha. Concordo plenamente, nos somos completamente manipulados pelas empresas de televisão,revistas, marca, etc

    ResponderExcluir
  4. Achei a história cheia de clichês, ms não me parece de toda ruim...
    Gostei da resenha bem sincera!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  5. HUm.. eu tenho esse livro, ainda não li, mas fiquei mega confusa, me indicaram muito ele...
    Não entendi disso dos sonhos serem eroticos, não vi referencia disso em nenhuma resenha, eu até gosto de livro assim, mas não me parecia a proposta dele...
    Vou dar uma chance e tirar minha conclusões, afinal amo um misterio rs
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro e gostei. Não se tornou um livro favorito, mas achei a ideia do DreamGame bastante original.
    Tem sim os problemas com diálogos e falta de marcação de quem está falando, mas consegui relevar esse fato.

    ResponderExcluir
  7. Que pena que o livro tem tantas falhas. Tenho um exemplar aqui, mas ainda não li. Espero que a história, como um todo, seja interessante.
    Fiquei imaginando se a questão do sonhos serem relacionados com sexo não tem a ver com algumas teorias de interpretação de sonhos, psicologia, etc.
    Bom, espero gostar!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda, e compraria só por ser (tenho que confessar). Mas, no instante em que li a sinopse, eu totalmente me decepcionei. Eu também não curto muito diálogos, só se eles forem bem dinâmicos e construtivos, mesmo sendo grandes. Em outros casos, a ideia do livro sobre a DreamGames é interessante de imaginar, mas acredito que a forma como pode ter sido escrito o livro, acabou tornando o livro fraco.
    ótima resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Eu só conhecia o livro pela capa, mas nunca parei para ler a sinopse. Ela não me interessou muito e as falhas citadas na sua resenha não mudaram isso, então esse é um livro que não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  10. eu quero e nao quero ler ess elivro sabe
    sempre fico na duvida

    ResponderExcluir
  11. Já faz um bom tempo que falam desse livro, não é tão recente. Não me interessei logo de inicio e depois da sua resenha menos ainda. Conspirações, tecnologia, mundo virtuais... Há diversos livros que abordam o tema de uma melhor forma. E realmente, quando envolve um erotismo forçado, como parece o caso, eu já estou deixando de lado quaisquer chances de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Dá uma vontade enorme de praticar sonhos lúcidos ao fim da leitura, né? Eu adorei esse livro, Chico trouxe uma teoria conspiratória e soube abordar de forma inovadora e envolvente. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante da resenha desse livro.
    Ele me parece ser bastante envolvente. Mas não gosto muito desse estilo de livro.

    ResponderExcluir
  14. Poxa, é uma pena você não ter gostado do livro. Logo que o vi fiquei em dúvida se o adicionaria à minha lista de leitura ou não. Lendo algumas resenhas decidi dar uma chance e espero ter, em breve, a oportunidade de lê-lo. Apesar dos pontos negativos comentados em sua resenha, continuo com grande expectativa acerca do livro.

    ResponderExcluir
  15. Li algumas resenhas do livro e sempre apresentavam pontos positivos sobre o enredo. É realmente uma pena não ter gostado do livro. Mas pelo menos não foi uma leitura totalmente negativa, né? A ideia do jogo é surreal. Imagino se um dia isso viria a acontecer realmente.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  16. Sei lá, eu não tenho muita vontade de ler esse livro.
    A capa é linda, e o título do livro chama a atenção. Mais a sinopse ainda não me chamou a atenção.
    Gostei também da sua resenha.
    Mais pro futuro talvez eu dê uma chance ao livro rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Poxa! A idéia é muito boa mas muito mal desenvolvida. E estou com você também detesto livros eróticos (abomino os cinquenta tons), e colocar erotismo em uma ficcção cientifica! A diagramação do texto também parece horrível. Uma resenha é poderosa e você me convenceu de que este livro é realmente ruim, há muitos peixes nesta lagoa vou devolver este pra água.

    ResponderExcluir
  18. A ideia do DreamGame é realmente assustadora. As empresas, o governo fazem o que querem conosco. Coisas eróticas em ficção cientifica é muito forçado. A capa é estranha também. O escritor teve uma ideia boa, mas mal desenvolvida.

    ResponderExcluir
  19. Que pena que tu não teve tanta sorte com essa leitura. Já eu acho a ideia do livro fantástica, estou muito curiosa. Espero que me agrade e não me arrependa de fazer essa leitura. Não posso nem dizer pra ti tentar lê-lo de novo, pois já foram as 2 tentativas :/

    ResponderExcluir
  20. A trama é bem mais curiosa do que eu imaginava. A proposta é ótima, daquelas que parecem - e merecem - roteiro de filme de ficção.
    Mas vc tocou num ponto forte e que acho recorrente em alguns livros nacionais e tb latinoamericanos: o uso abusivo de expressões e situações que envolvam o sexo. Será que nesse caso o autor tentou relacionar sonhos & sexo por influência freudiana? Pq Freud e sua Psicanálise recorriam nesse tema.
    Há ainda algumas passagens desconexas, em q vc cita que ficou um tanto perdida... Acho que até me interessei pela trama, mas esses erros, quando persistem, me irritam numa leitura.

    ResponderExcluir
  21. A capa dese livro é linda mas quando li a sinopse não me interessei muito por ele e agora depois da sua resenha só me confirmou que ele não é meu tipo de livro!

    ResponderExcluir
  22. A capa é muito bonita, porém não me interesso por livros desse tipo.
    Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Já não ia muito com a cara desse livro, daí li a sinopse e não gostei, e depois da sua resenha vi que esse livro não é o tipo que eu gosto sem falar que deve ser um rolo todo esse negócio de sonho e jogo. Não gostei. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Nossa, livro erótico foi fogo kkkkk
    Lendo a sinopse eu gostei sabe, mas depois você disse que parecia livro erótico, ai não entendi mais nada! kkk
    Preciso ler (:

    ResponderExcluir
  25. Um estória diferente com um tom de mistério. Achei a resenha legal! Me lembrou algo ligado a hipnose. Gostei (:

    ResponderExcluir
  26. Comprei esse livro por 9,90, mas nunca li! Mas gostei da resenha, acho que vou dar uma chance :)

    ResponderExcluir
  27. Esse livro nunca me chamou a atenção. E depois de ler a sua resenha então, só tive mais certeza ainda de que não faz o meu tipo de leitura. A capa até que é bonita mas a história em si, mesmo parecendo interessante não me agrada e tenho certeza que não conseguiria me prender até o fim.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  28. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li. Desde que vi a sinopse dele, gostei bastante, pois me fez lembrar do filme "A Origem", que aborda esse tema de sonhos lúcidos. Como gosto desse tipo de trama, tenho quase certeza que vou gostar. É realmente uma pena que esse livro não te agradou. Mas se o gênero não te agrada, não tem pra onde correr.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Tenho este livro na minha estante, mas a cada resenha desanimo mais para lê-lo. Confesso que não gostei nenhum pouco da história que ele envolve, acho que o livro tenta ser uma distopia e pelas resenhas pude ver que ele nem chega perto de ser.

    ResponderExcluir
  30. Oi,

    Depois de um tempo de ter sido lançado esse livro acabou me chamando atenção, mas não foi tão...desesperadamente rs' quanto a maioria dos outros lançamentos.

    Acho que essa temático um pouco de teoria da conspiração sempre me deixa curiosa, então acho que daria uma chance a essa leitura ^^

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  31. Já li o livro, não é um dos meus favoritos, mas gostei bastante.
    AChei bem construído e tudo mais, mas acredito que Eva deixou a desejar com o decorrer do livro.

    ResponderExcluir
  32. Eu achei a ideia do livro bem bacana. Essa trama parece ser interessante.
    Tem livros que são até bons, só não são feitos pra nós.
    Li resenhas positivas a respeito, e tava lendo os comentários aqui, até que o pessoal gostou.
    Eu ganhei esse livro, então pretendo ler.

    ResponderExcluir
  33. Bem acho a ideia que o livro tentar passar bem legal, mas percebo que a narrativa dele é meia lenta, sei lá. Se eu tivesse a oportunidade de lelo acho que eu tentaria (ou nao).

    ResponderExcluir
  34. Nunca tive interesse nesse livro.
    A sua resenha foi a primeira que apontou essa questão das cenas hots. Também não curto isso e ainda bem que não o li, pois iria abandonar a leitura na hora, aff!

    ResponderExcluir
  35. Quando lançou esse livro eu criei muitas expectativas, mas depois que li percebi que era um livro normal, com momentos ótimos mas outros bem entediantes. Um livro morno,no geral!

    ResponderExcluir
  36. Olá Bianca, uma pena que você não gostou do livro, mas mesmo com a sua resenha negativa eu ainda tenho esperança de gostar dele, eu tinha ele na minha lista de desejados há muito tempo e só recentemente o adquiri através de um sorteio, estou ansioso para lê-lo logo mas estou aguardando a hora certa, adoro ficção científica então acho que vou gostar muito dele.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Eu realmente não sei bem o que achar desse livro, as vezes vejo resenhas legais, outras nem tanto. Eu ganhei esse livro em um top comentarista, mas eu ainda não comecei a ler, minha lista está enorme. hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  38. Eu nunca dei muita atenção a autores nacionais, devo confessar. Mas é fato que eles vem surpreendendo cada vez mais. Eu ja me deparei com obras nacionais brilhantes. Nunca li esse livro, mas pela resenha, parece que é o tipo de livro que eu gosto.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.