Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

DC Vs. Marvel no Cinema - Parte 1

4 de jun. de 2013


PARTE 1

Para quem olha hoje em dia, as salas de cinema lotadas de adaptações de HQ’s (História em Quadrinhos) e as produtoras de cinema investindo pesado, para ser o mais fiel possível à obra original (pelo menos quase sempre), não sabe como uma adaptação de Histórias em Quadrinhos para o cinema era mau vista pelos grandes estúdios de Hollywood.

As duas maiores editoras de HQ’s do mundo: DC Comics e Marvel Comics são as mais conhecidas quando se trata de personagens de quadrinhos no cinema. Embora a Marvel esteja hoje arrecadando bilhões com a adaptação de seus personagens para a telona, por muito tempo, apenas os personagens da rival, DC Comics se davam bem na grande tela. Vou falar um pouco de todos os filmes adaptados para o cinema dos personagens dessas grandes editoras. De forma critica comparando a fidelidade dos quadrinhos e a qualidade da produção em si.


Dessas duas grandes editoras, a DC Comics, foi a primeira a ter um personagem seu adaptado para as telas de cinema. Produzido pela 20th Century Fox, Batman - O Homem Morcego estreou nos cinemas em 1966, com direção de Leslie H. Martinson e trazia Adam West e Burt Ward, interpretando Batman e Robin, assim como na TV, o filme é de um humor exagerado, hoje considerado cult, foi um grande sucesso na época de seu lançamento e deu mais força para a série de TV, que foi cancelada em 1968.


Na década de 70 a Warner Bros. adquiriu os direitos dos personagens da DC Comics e para comemorar os 40 anos do personagem Superman em 1978, ela preparou um grande presente para os fãs, o clássico Superman - O Filme dirigido por Richard Donner (Máquina Mortífera) e com roteiro de Mario Puzo (O Poderoso Chefão), o filme é bastante fiel aos quadrinhos e além de revelar ao mundo o talento de Christopher Reeve, conseguiu revolucionar os efeitos especiais da época, ganhando o Oscar na categoria, por ter feito o mundo acreditar, que o homem podia voar.

Dois anos depois, em 1980 a união entre Warner e DC continuou a dar lucros com a continuação Superman II – A Aventura Continua, que teve 70% do filme dirigido por Richard Donner, que foi substituído por Richard Lester (Os Reis do Iê Iê Iê), devido a divergências com o produtor. Embora um pouco inferior ao primeiro, o filme é muito bom.

Logo depois em 1982, Wes Craven (Pânico) roteirizou e dirigiu para uma pequena produtora chamada Embassy Pictures (Não foi produzido pela Warner por ser de um selo alternativo, que não carregava o nome da editora DC Comics), o longa baseado no personagem dos quadrinhos de terror da DC, O Monstro do Pântano. A produção embora barata e trash, fugindo totalmente as caraterísticas do personagem, fez um sucesso razoável. 



No mesmo ano surgiu a primeira adaptação de um personagem da Marvel. Produzido pela 20th Century Fox, Conan - O Bárbaro, trazia Arnold Schwarzenegger encarnando o personagem titulo, a direção ficou nas mãos de John Milius (um dos roteiristas de Apocalypse Now). O filme é uma boa produção, com violência e sexo, assim como nos quadrinhos e fez um grande sucesso e tornou Schwarzenegger um astro da ação.


Tudo ia bem para as adaptações dos personagens da DC e para a franquia Superman, até que em 1983 surgiu a péssimo Superman III, também dirigido por Lester. Esse filme, bem diferente do anterior, é cheio de equívocos, nele o herói se torna coadjuvante de um roteiro totalmente infantil, que prece mais uma comédia (prova disso, é o comediante/ator, Richard Pryor, que aparece mais no filme do que o próprio Superman). Depois do fiasco do terceiro filme, Christopher Reeve não quis voltar a encarnar o personagem e como os direitos de produção de filmes estava com o produtor Alexander Salkind, Supergirl foi produzido pela Tristar Pictures em 1984, hoje os direitos do filme estão com a Warner Bros. Supergirl trazia Helen Slater (irmã de Christian Slater) no papel principal, a direção ficou a cargo de Jeannot Szwarc (Em Algum Lugar do Passado), embora tivesse uma boa produção e bons efeitos, o filme tem um roteiro bastante besta, que parece ser feito apenas para meninas, sem nenhuma fidelidade aos quadrinhos.

Esse é apenas o começo de uma rivalidade entre DC Vs. Marvel no cinema. Em breve a parte 2.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

34 comentários:

  1. Desses filmes só conheço o do Superman, que de vez em quando passa no SBT. Essa versão do Batman eu não vi.
    Ótima ideia essa postagem, adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Só leio HQ as vezes, então não conheço as historias originais, somente o que é mostrado nos filmes e séries de TV. Os filmes do Batman são ótimos tanto esses mais modernos cheios de efeitos especias quanto aqueles em que o som é horrível, mas acho divertido. Christopher Reeve para mim é a personificação do Superman, sempre vejo o rosto dele quando lembro do herói, claro que hoje este posto é dividido com Tom "Lindo" Welling (Smallville). Já assisti Conan - O Bárbaro, mas não curti muito. Nunca vi o filme Supergirl. Adorei a coluna, fiquei me sentindo um pouco velha, principalmente ao lembrar desta foto do Monstro do Pântano.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li uma HQ. Só acompanho os filmes de super heróis que caem no cinema por causa do maridão rsrsrs mas é uma evolução e tanto neh!?

    ResponderExcluir
  4. É estranho olhar para tudo isso e dizer: Cara eu vi quase tudo isso. Até o filme da Supergirl. Adoro hqs fazem anos, e só fiquei sabendo do filme do Monstro do Pantano a pouco tempo depois de ler o especial Raizes. Vai falar sobre Howard o pato também? Tem muita coisa, acho que precisaria de diversas postagens e seria legal também citar outras editoras também. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Howard o Super-Herói estará na parte 2. Pretendo falar de todos os filmes dessas editoras e em breve farei resenhas sobre filmes adaptados de outras editoras também. Obrigado pelo comentário.

      Colunista: Daniel

      Excluir
  5. Muito bomm! :)
    Eu, pessoalmente, prefiro os filmes da DC. Sao menos blockbusters do q os da Marvel.
    Vamos ver o q vc nos traz no proximo post haha
    curti!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tive o hábito de ler HQ´s, só conheço os super-herois pelos filmes mesmo... rsrs
    Não sabia que existia uma outra editora que os publicasse, sempre pensei que todos os super-heróis eram personagens da Marvel.

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li HQ, mas sempre assisto um filme adaptado dessas histórias. Eu sempre gostei do Superman. Assisti praticamente todos os filmes do Superman e esse ano tem um novinho que vai sair do forno e eu não vou perder.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, sou uma leiga quando o assunto é HQ. Não sabia de tudo isso, achei que esses super-heróis eram tudo da Marvel mesmo, nem sabia que a DC Comeics existia, feio né??
    Eu vi mesmo muitas reclamações sobre Superman 3, mas não sabia que tinha sido tão tosco. Esse da Supergirl eu nem mesmo sabia que existia :p
    Não sou muito fã de HQ, nem de filmes assim, mas foi bacana ler o post, aprendi bastante coisa ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um erro comum, muitas pessoas pensam assim. Fico feliz em saber que estou ensinando aos seguidores e leitores do blog, um pouco sobre o universo dos quadrinhos e do cinema. Obrigado pelo comentário.

      Ass. Colunista Daniel

      Excluir
  9. Não vi nenhum desses filmes, apenas as refilmagens que foram lançadas nesses últimos anos, que ficaram ótimas com os efeitos especiais e imagem 3D.
    Sabia da existência da Marvel e da DC por causa dos jogos de videogames e do facebook que meus irmãos jogam.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li HQs, mas já vi alguns desses filmes, e Superman III é realmente, na minha opinião, o pior deles. Até sabia da grande briga "Marvel x DC", mas nunca parei para dar muita atenção ao assunto.
    Tenho assistido as ultimas adaptações, e acho que, apesar de alguns errinhos, gosto bastante das histórias. Vou esperar para ver a próxima parte do post!

    ResponderExcluir
  11. Acredita que não assisti a nenhum desses filmes? hehe
    Não sou muito fã de histórias em quadrinho, na verdade quando pequena só li gibis da Mônica, o que é bem diferente das HQ'S dos super heróis.
    Acho legal as histórias e tal, mas não são pra mim sabe? Deixo para quem gosta =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  12. Mil vezes Marvel! rs. Confesso que não assisti nenhum desses filmes também, só os mais recentes. Adoro filmes de super heróis, mas não era muito ligada nisso até pouco tempo atrás.. então estou entrando nesse mundo ainda, rs.
    Ótima ideia para a postagem!
    Beijos
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não gosto muito de HQ, só conheço alguns pelos filmes mesmo. E desses que você falou o único que conheço é o Superman e Batman, mas não nessas versões...

    ResponderExcluir
  14. Gente em 1978 o personagem Superman já tinha 40 anos? Uau!! Não sabia disso, rsrs.
    Pela foto do filme O Monstro do Pântano, dá para perceber o quanto foi trash essa produção!

    ResponderExcluir
  15. Quem leu muito HQ era meu pai que adorava estorias em quadrinhos desses super heróis. Dos filmes que você sitou só conheço o do Superman e mal porque nunca assisti todo ^^ ótimo post.

    ResponderExcluir
  16. Não costumo ler HQ por isso as opiniões que geralmente tenho são das informações na internet e dos filmes, por isso acho importante as versões cinematográficas (mesmo que elas não sejam 100% fiel a história) visto que são um ótimo meio de divulgação.
    Sobre a disputa da DC e da Marvel acho super valida e já até imagino o próximo confronto.

    Bjus
    Até à próxima!!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post muito legal mesmo, eu adoro historias de Super-Heróis sou super fã deles, pena que não assisti a todos, pois tem esses mais antigos que não tive a oportunidade de ver, mas gostaria muito.

    ResponderExcluir
  18. Pra mim sem duvidas a Marvel é melhor, nem que seja um pouco a mais. Porém, como eu gosto de todas as historias em quadrinhos e das novas adaptaçoes dela, ai eu assisto tudo e amo tudo mesmo! Só não assisti esses filmes que estao na postagem pq nunca fiquei sabendo :S como ne? vou assistir! Sou muito fã de super-heróis. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a ideia do post, já sabia que existia uma rivalidade entre as duas, mas gostei de saber um pouco mais de detalhes.
    A maioria dos filmes citados eu já assisti, mas Supergirl eu não tinha nem ideia de que foi produzido!

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post! Sempre preferi a Marvel, mesmo não lendo os HQs e só vendo os filmes :3

    ResponderExcluir
  21. Que interessante esse post! Marvel é minha favorita desde sempre, e Superman III, é realmente bem ruinzinho!

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post, mas confesso que nunca li ima HQ de super heróis na vida, só aqueles quadrinhos da mônica e etc.. Filmes com essa temática não curto muito, não sei o porque mas passo longe de super heróis ...

    ResponderExcluir
  23. Essas HQs de super-heróis eu nunca li. Das adaptações eu só conheço mesmo Superman. Não conhecia essa versão de Batman, só as mais modernas.

    ResponderExcluir
  24. dEsses eu só não conhecia O Monstro do Pântano. Eu sempre soube que existia uma rvalidade entre essas duas... pra mim a Marvel ganha. Já ouvi um boato que iria ter tipo um confroto entre os vingadores e a liga da justiça? alguem sabe me dizer se a informação procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa informação não procede. Acho que já teve algo parecido nos quadrinhos, mas no cinema é praticamente impossível e ilógico também. O rumo que os filmes da DC Comics são bem diferentes do da Marvel, Os Vingadores tem um tom mais ficcional e Liga da Justiça terá o tom mais realista. Então essa informação não procede. Obrigado pelo comentário.

      Colunista, Daniel

      Excluir
    2. Aaaaaaaah =/ eu ia achar super legal um confronto entre eles =/

      Excluir
  25. Eu amooooooooooooo filmes de super herói #_# Assisto todos inúmeras vezes, nunca me canso. Mas confesso que sempre preferi os filmes da Marvel ;/
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Achei esse post um máximo. É bem uma rivalidade mesmo. Às vezes fico dividido sobre qual super-herói eu gosto mais. Tenho uma quedinha pela Marvel, mas gosto bastante da DC também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Não tenho uma preferida, eu acho. APesar de gostar bastante dos filmes da Marvel, DC sempre tem filmes ótimos e fantásticos também. Não sei... acho que gosto das duas igualmente. Acredito que a DC deveria investir mais, porque a Marvel sempre tem uns 3 lançamentos por ano ótimos.

    ResponderExcluir
  28. Eu só conheço mesmo o Superman de todos esses filmes citados.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Acho que não assisti nenhum dos filmes citados, não sou muito fã de super-heróis. Nossa não sabia que existia o Adam West, conheço o nome por causa dos Padrinhos Mágicos XD. Beijos

    estantedecristal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Superman - O Filme de 78 vai ficar na cabeça de todos os fãs de cinema. Um filme clássico e a Marvel só se ferrava. Como diz um ditado, quem ri por último ri melhor, é, Marvel rindo da cara da DC. Agora esse filme, O Monstro do Pântano, é um lixo. Muito podre.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.