Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Superman 75 Anos: Cinema e TV - Parte 2

13 de jun. de 2013


Estamos na terceira parte da Semana Superman 75 Anos, que hoje trás a segunda parte das produções do Homem de Aço, para o cinema e para a TV da década de 80. Espero que gostem.

Em 1980 foi lançado nos cinemas, o filme Superman II – A Aventura Continua, que foi dirigido 70% por Richard Donner, que devido as divergências com o produtor Alexander Salkind por causa do estouro do orçamento, foi substituído por Richard Lester (Os Reis do Iê Iê iê), que dirigiu apenas 30% do filme. Embora tenha alguns momentos pastelão Superman II - A Aventura Continua, conseguiu se manter fiel a história do Homem de Aço.





Em 1980 surgiu mais uma versão de Super Amigos, onde a mesma equipe da versão de 1979. Em alguns episódios os Super Amigos recebia o auxilio de Átomo, Vulcão Negro, Chefe Apache, Samurai e El Dorado, salvando os Super Gêmeos de enrascadas. Essa versão durou até 1984.



1983 foi o ano do lançamento do pior filme do Homem de Aço, Superman III, teve direção de Richard Lester, que se provou um péssimo diretor quando se trata de dirigir um filme inteiro. Superman III peca em praticamente tudo, pois é uma comédia pastelão onde Superman se torna coadjuvante do ator/comediante Richard Pryor, em um enredo que beira ao ridículo. Uma curiosidade é que a personagem Lana Lang foi interpretada pela atriz Ennette O’Toole, a Martha Kent da série Smallville.


Depois do fracasso de Superman III, Christopher Reeve se recusou a atuar em uma continuação, mas o produtor Alexander Salkind queria dinheiro, então em 1984 bancou o projeto do filme Supergirl para Tristar Pictures, com direção de Jeannot Szwarc (Em Algum Lugar do Passado). O filme trouxe a estreante Helen Slater (irmã do astro dos anos 80 Christian Slater), no papel da heroína. Embora tenha uma atuação razoável de Helen e bons efeitos especiais, o filme é feito apenas para meninas e isso não agradou nem a critica e nem ao publico, que fez o filme naufragar nas bilheterias.


Em 1984, devido a uma linha de brinquedos dos heróis da DC que estava sendo lançada na época intitulada Super Powers, o novo desenho dos heróis foi chamado de Super Friends: The Legendary Super Powers Show, aqui no Brasil, simplesmente Os Super Amigos e teve 16 episódios. Nessa versão, que buscava ser mais fiel aos quadrinhos, trazia os personagens da linha de brinquedos que eram, Superman, Batman e Robin, Mulher Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde, Flash, Átomo, Gavião Negro (que na dublagem ficou Homem Águia), Chefe Apache, Vulcão Negro, El Dorado, Cyborg e Tempestade para o desenho animado, onde eles enfrentavam o vilão Darkseid.

Em 1986 surgiu Super Powers Team: Galact Guardians, aqui simplesmente Super Amigos. Essa é a versão do desenho mais fiel aos quadrinhos, cada episódio era focado em algum dos personagens que faziam parte do grupo, que é o mesmo da versão de 84. Os heróis não enfrentavam apenas Darkseid, mas vários vilões das HQ’s. O desenho teve 10 episódios.




Em 1987 Christopher Reeve voltou a interpretar o Homem de Aço, em Superman IV - Em Busca da Paz, de quem ele escreveu parte do roteiro, a direção ficou a cargo de Sidney J. Furie (Águia de Aço). O filme é tão ruim quanto Superman III, as lutas são bizarras, as cenas ridículas e os efeitos especiais são sofríveis. Superman - O Filme de 1978 tem efeitos especiais mais realistas e elaborados do que os dessa bomba, que fracassou nas bilheterias e afundou a franquia do Homem de Aço por muito tempo.

Em 1988 Alexander Salkind investiu na série Superboy, que durou quatro temporadas, uma estrelada por John Rayes Newton, que depois da primeira temporada passou a exigir um cachê muito alto e por isso foi substituído por Gerard Christopher, que ficou sendo o Superboy até 1992, quando foi exibida a última temporada da série, que tinha um teor bem juvenil.


Em 1988 surgiu o desenho Aventuras do Superman, onde o Superman enfrentava vários vilões dos quadrinhos. O design bastante fiel as HQ’s foi desenvolvida pelo desenhista Gil Kane. O desenho teve apenas 13 episódios.

Amanhã vocês ficarão sabendo mais sobre a trajetória do Homem de Aço no cinema e na TV a partir dos anos 90.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 comentários:

  1. Nossa,
    Superman como comédia pastelão... Nem consigo imaginar... Ainda bem que depois as coisas foram melhorando né?

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. O único filme do personagem que comecei a assistir e não aguentei nem 20 para parar foi esse Superman IV, o terceiro já havia sido terrível. Mas eu gostava do filme da Supegirl. E não sei o porque, só me de ter medo dessa fase dos desenhos com o Darkseid.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia da supergirl. Bom, é mesmo bem estranho, já que a história é de Clark Kent. Hoje a gente tem uma nova produção, e uma grande aposta. Ainda mais que o superman parece querer tomar uma nova roupagem e fazer da história do homem de aço interessante.

    ResponderExcluir
  4. Existia uma supergirl ? kkk essa eu não sabia. Uma coisa que eu tenho que falar é que eu não gostei da aparência de nenhum dos Superman u.u Achei ele ... sei lá muito estranho.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quantas mudanças nos atores dos filmes do Superman. Fizeram até uma série para a Supergirl para continuar a franquia rs
    Nossa, não sabia que a Lana Lang é a Martha Kent de Smallville. Que interessante!
    Ainda bem que as produções cinematográficas de lá pra cá melhoraram bastante.

    ResponderExcluir
  6. Tantas tentativas de recriar o sucesso, as vezes chega até a ser um pouco engraçado. Não sabia da Supergirl não, nem sobre a série do Superboy. Os outros já tinha uma noção de terem existido, acho que por ter muitos amigos que gostam (e bastante!) de falar sobre isso. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Acho que eu assistia Super Amigos quando criança .-. me vem na cabeça algumas cenas que provavelmente aconteceram iauioauio e olha que era nos anos 2000 já

    ResponderExcluir
  8. Olha eu fico pensando como se pode o primeiro filme fazer tanto sucesso e ter efeitos incríveis depois pegam e me fazem um filme depois que devia ter efeitos melhores e eles não são? e ter lutas bizarras como pode uma coisa dessas? o ator até ficou com vergonha de interpretar o herói por causa do fracasso, eles não tem vergonha não de ter envergonhado o nosso Superman desse jeito.

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito triste o que aconteceu com os filmes, antes eles não tivessem insistido em manter uma continuação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Lendo esses post lembro que antigamente quando criança eu cheguei a assistir aos desenhos super amigos algumas vezes e achava meio bobo..

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, pelas fotos os efeitos parecem bem toscos. Infelizmente eles só querem dinheiro, nem se importam se é bom ou ruim... Quem sabe se tivessem dado continuidade a situação não melhorava?!
    Caramba, mas se tinha o superman e meninas e meninos assistiam pq não o mesmo público não poderia assistir a Supergirl?!
    Superman teve tantas caras que eu fico até perdida >.<

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti Superman II e III e esse último é muito ruim mesmo.
    E legal que não importa o nome original do desenho, aqui sempre fica como Super Amigos rsrs

    ResponderExcluir
  13. Agora fiquei besta :O, nunca imaginei na minha vida que já tinham feito uma versão do Superman (que na verdade é Supergirl) fico imaginando como deve ter sido a produção e o enredo do filme, ainda mais depois de saber que foi feito apenas pra meninas.

    ResponderExcluir
  14. As vezes parece que sequências são feitas apenas pelo dinheiro, não existe uma atenção com a qualidade. Isto acontece com tudo, livros filmes e séries. Acho que não cheguei a ver Supergirl, se vi deve ter sido tão ruim que abstraí.

    ResponderExcluir
  15. Não sabia da Supergirl! O: Já que foi em 1984 não devo ter visto, até porque não fez tanto sucesso. Eu mesma se tivesse visto acho que teria achado bem estranho. hehe

    ResponderExcluir
  16. Fiquei com vontade de ver Supergirl agora, não sabia que existia! haha De todos esses, eu não vi nenhum, exceto Super Amigos..

    ResponderExcluir
  17. Desculpa a sinceridade mas esse Supergirl desse ser super tosco. KKKKKKKKKKKKKKKKK! Sério, não combina mesmo. Bom eu não vi nenhuma dessas versões antigas, mas até gostaria para poder comparar.

    ResponderExcluir
  18. Eu não cheguei a assistir o "Superman III e IV", mas se os efeitos de um filme que foi gravado na década passada são melhores do que esses, já mostra o quão tosco devem ser.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. A Louis desse filme é a mais atrapalhada de todas, rsrs.
    Não sabia dessa curiosidade da atriz que fez a Martha na série Samallville.
    Acho que não assisti ao terceiro e ao quarto filmes...

    ResponderExcluir
  20. Eu já vi muitos filmes antigos do Superman, a maioria eu acho bem engraçado (Acho que é devido ao filme ser antigo, óbvio) Mas eu gosto. Não sou fã nº 1 de filmes antigos, mas sempre que posso vejo algum.

    ResponderExcluir
  21. Não sabia da Supergirl, gostei da heroína, mas prefiro o herói.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu não sabia do filme da supergirl ...vontade de assistir agora!!! Apesar do Christopher Reeve que pra mim é o melhor Superman o SP IV é tragicoooooo

    ResponderExcluir
  23. Superman III como uma comédia pastelão? nem imagino como deve ter sido...
    Eu não sabia da Supergirl, um filme só pra meninas não deve ter sido muito bom...

    ResponderExcluir
  24. Nem sabia de nenhum desses filmes e desenhos, são super mais velhos que eu. Os únicos que lembro são dos gêmeos mesmo, acho que passou na Sbt por um tempo há alguns anos. Beijos

    ResponderExcluir
  25. Superman III,literalmente é um lixo! Gostei bastante de Super Friends: The Legendary Super Powers Show e Super Powers Team: Galact Guardians.

    ResponderExcluir
  26. Sou fã do superman de carteirinha, o mais fanático da minha cidade e, queria dar os parabéns ao pessoal do "Um universo fantástico", porque além de um trabalho bem fundo, eu me emocionei no cuidado que vocês deram a imagem do personagem, que pra muitos é muito importante.
    Vi o vídeo no youtube, dos 75 anos do superman junto do curta metragem que veio logo junto do filme "O homem de aço", e queria privilegiar o bom trabalho de vocês, eu sei que vocês não só fazem homenagens ao superman como muitas outras coisas, mais gostaria que vocês fizessem mais homenagens como essa para o primeiro super-herói do mundo! Abraços!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.