Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

Resenha: Alice no País das Maravilhas

6 de mai. de 2012
Título: Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll 
Ano: 2011
Edição: 2ª
 Páginas: 145
 Editora: Martin Claret
 Classificação: Muito Bom
Sinopse: Ao seguir um coelho apressado, Alice cai num buraco que, mais tarde, ela descobrirá ser uma passagem para o País das Maravilhas. Tudo fica esquisito desde então: Alice conhece um gato muito diferente, uma lagarta sábia, um chapeleiro maluco, entre outros personagens que a introduzem em uma realidade complexa e enigmática. De Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas é um livro repleto de fantasias oníricas e lúdicas, que provocam o leitor e ocultam questionamentos de todo tipo: lógicos, semânticos, políticos, psicológicos. Não é apenas uma leitura para crianças, mas uma viagem ao mundo do subconsciente que pode ser travada também por adultos que não temam adentrar as veredas nebulosas da mente.

Alice uma garota esperta e curiosa está no jardim de sua casa junto de sua irmã, quando vê um coelho branco, de relógio e colete, que desperta a curiosidade da garotinha e de quem não despertaria?! Para alcançar o coelho, Alice corre e acaba indo parar num lugar cheio de criaturas mágicas, estranhas, encantadoras, confusas e loucas, o lugar se chama, País das Maravilhas.

Ela decide explorar este mundo desconhecido e acaba deparando com muitas filosofias da vida.

Achei a personagem muito mimada, chata, mas também a achei  inteligente e esperta pois vive questionando as coisas.  Curiosidade é o que não falta na vida dessa garota.

 A narração é em terceira pessoa, ótima para livros de fantasia, pois mostra com mais clareza os detalhes dos cenários que são incríveis neste livro. 

O enredo é fantástico, o cenário é muito bem descrito, assim como as personagens. Adorei a trama e as filosofias, que o escritor quis passar de uma maneira bem sutil de forma a nos fazer pensar. O livro tem desenhos o que trás mais riqueza a imaginação.

Lendo o livro podemos perceber várias coisas da sociedade inglesa do século XIX.

Quando Alice fica alta depois de comer um pedaço do cogumelo, ela passa a agir como adulta, mais durona, que dá bronca e questiona as coisas sem medo do que possa lhe acontecer. Já quando comia o outro lado, ela diminuía de tamanho e voltava a agir como criança, mimada e bastante curiosa. Achei isso bastante interessante e criativo. Como se a criança achasse que fosse capaz de fazer tudo, quando crescer.

A crítica sobre a sociedade inglesa vem em forma do famoso chá das cinco, onde O Chapeleiro Maluco e a Lebre de Março ficam tomando todo dia, a toda hora, pois o relógio do Chapeleiro parou exatamente às cinco horas da tarde, o horário do chá. Isso é uma crítica ao costume que na época era muito rígido e as pessoas sempre tinham que parar e tomar seu chá, sabendo que poderiam continuar fazendo o que estavam ou fazerem coisas mais importantes.

Outra crítica é sobre que certas pessoas não ouvem à opinião dos outros é já começam a criticar e gritar. O exemplo disso, é A Rainha de Copas, que vivi gritando, mandando cortar as cabeças dos seres do País das Maravilhas sem ao menos saber o porque ela mandou fazer aquilo.

Alice é muito mais do que um livro infantil, do que um clássico. É um livro para diversão e acima de tudo, reflexão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. Sempre quis ler esse livro, acho a historia muito criativa. Sou um admirador da animação de Walt Disney e acho bastante legal o filme de Tim Burton. Adorei a resenha muito legal mesmo o que você percebeu no livro. Parabéns pelo blog e Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Ganhei o livro da Alice, mas ele é com outra capa e é tipo aqueles pocket, bem pequeno e fininho.
    Achei linda a capa e já vi que tem promoção do livro aqui ^^
    Assistia muito o filme antigo da Alice, muito perfeito nunca me esqueço dele.
    Adorei!
    Promoção DUPLA lá no blog!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro.
    Adorei sua resenha!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Alice é um livro muito legal.
    Eu já li e recomendo sempre e também a animação.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia! Quanto tempo!
    Eu perdi minha conta do Google e do Twitter. Vou ter que fazer tudo de novo para minha tristeza. Meu e-mail foi hackeado.
    Bem Alice é um livro bacana e uma animação também.Só é tenso saber que era possível que ela e o escritor tenha tido um caso. Já vi fotos deles dando selinho. Acredita?! É a pura verdade. Complicado isso. ótima resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ah eu amei o livro, achei super fofo, e achei a Alice até bem inteligente, consegue se safar de situações que nem toda criança conseguiria.

    Beijos.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Alice tb é um clássico e os filmes contribuem para seu sucesso. Um livro que mexe com a imaginação,gosto do enredo, é fantástico, o cenário onde tudo é acontece tem descrições única,combinação perfeita entre o real e a fantasia.

    ResponderExcluir
  8. Achei sua resenha critica um maximo!.
    Era simplesmente o que eu procuraava,estou estudando "Alice" nesse semestre e esse seu texto vai me ajudar muito.está de parabéns!!!.

    ResponderExcluir
  9. Achei sua resenha critica um maximo!.
    Era simplesmente o que eu procuraava,estou estudando "Alice" nesse semestre e esse seu texto vai me ajudar muito.está de parabéns!!!.

    ResponderExcluir
  10. achei a resenha muito boa, fiquei com vontade de ler !

    ResponderExcluir
  11. Eu sou louco por Alice, é um dos meus contos favoritos. Quero muito ler o livro que tem a capa amarela, ele é bem pequeno e com a capa dura. Sou louco por Londres, quero muito muito ler...

    ResponderExcluir
  12. Não me lembro de já ter lido algum livro dessa história. Sei que já assisti alguns filmes e desenhos, mas livro, não me lembro. Provavelmente já, quando era criança e tinha aula de biblioteca na escola.
    Quanto a história ela é bem legal, alice gosta de saber o porque das coisas, bem próprio de quem tem curiosidade. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  13. Eu li esse livro recentemente e gostei.
    Achei sua resenha na internet, quando estava procurando mais informações da obra para um trabalho.
    Poderia colocar sua opinião nele? Colocarei todos os dados do blog na bibliografia. Entrei em contato pelo formulário. Aguardo resposta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gente, essa capa é linda! Martin Claret caprichou nessa ai.
    Tenho a edição da L&PM, li esse livro e considero um dos melhores de fantasia.
    Minha bebê chama-se Alice em "homenagem" a este livro. :)

    Gostei da sua resenha, um abraço!

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.