Tutorial: Como preencher um formulário rafflecopter

[Resenha] Não Diga Uma Palavra - Você É Um Dos Escolhidos?

23 de jan. de 2014

Título: Não Diga Uma Palavra
Subtítulo: Você É Um Dos Escolhidos?
Autora: Jennifer McMahon
Ano: 2013
Páginas: 408
Editora: Jangada
Classificação: Regular

Sinopse: Em uma agradável noite de verão em Vermont, Lisa, uma menina de 12 anos de idade, vai até o bosque atrás de sua casa e nunca mais volta de lá. Antes de desaparecer, ela conta ao seu irmão mais novo, Sam, sobre uma passagem que dá para um lugar mágico, onde irá se encontrar com o Rei das Fadas e tornar-se a sua rainha. Quinze anos depois, Phoebe está apaixonada por Sam, um homem prático e ajuizado que não teme o escuro, nem tem pesadelos - o que, na verdade, ajuda Phoebe a ignorar os dela. Mas, de repente, o casal se depara com uma série de estranhas e inexplicáveis ocorrências que desafiam a visão de mundo sensata e pragmática de Sam. À medida que são levados a questionar a própria realidade, uma terrível promessa feita por Sam anos antes é revelada - uma promessa que pode destruir a todos eles.



Quando eu peguei para ler Não Diga Uma Palavra não esperava que o enredo fosse me envolver tanto. A leitura prende atenção, mas no final, o livro acabou me decepcionando. Ele é cheio de suspense, reviravoltas, personagens problemáticos e a história nos deixa confusos.

O livro gira em torno de uma crença de Lisa sobre o mundo das fadas, porém ela acaba desaparecendo e ninguém sabe se foram humanos com más intenções ou realmente as fadas.

O começo é um recado do O Livro das Fadas e ele é bem estranho:

“Se este livro está em seu poder, significa que você é um dos escolhidos. É preciso que compreenda que este privilégio traz uma grande responsabilidade. O conhecimento contido nestas páginas irá mudar sua vida para sempre. Mas você deve ter muito cuidado com quem irá compartilhar tal conhecimento. O destino de nossa raça depende disso. De você” Página 8

Um começo para você, leitor, ficar bem curioso para saber do que se trata a história.

No início, conhecemos Phoebe, uma jovem de 20 anos que está tentando construir uma vida longe da sua mãe bêbada e de um misterioso homem de sombra, que ela via desde criança e sempre achou que fosse fruto da sua imaginação.

Em meio ao encontro com seu amante (Odeio personagens vadias), acaba tomando conhecimento do desaparecimento de Lisa. Segundo os moradores do local, o lugar onde Lisa desapareceu é mal assombrado, lá vivia uma cidade que desapareceu do mapa e o único sobrevivente foi o bisavó de Lisa. Após esse acontecimento, o livro nos leva há quinze anos no futuro.

Phoebe, agora com 35 anos, namora Sam, que por uma incrível coincidência é irmão de Lisa. Eles têm uma vida tranquila até que coisas estranhas começam acontecer.

15 ANOS ANTES

Lisa, uma garota com doze anos, sempre teve uma grande imaginação, sempre acreditou que na floresta perto da sua casa, viviam fadas. Até que algo mágico e ao mesmo tempo estranho aconteceu, pelo menos no ponto de vista de seu irmão Sam, com 10 anos e Evie, sua prima, com 13 anos.

Quando os três estavam brincando na floresta, perto do porão da antiga igreja da cidade desaparecida, aparecem pontos luminosos, isso alimentou mais a esperança de Lisa, sobre a existência das fadas. A partir daí, ela começa a receber presentes de Teilo, que se diz ser o Rei das Fadas, mas as coisas começam a ficar realmente esquisitas quando Lisa recebe O Livro das Fadas, o que assusta seu irmão e sua prima, que tentam convencê-la que as fadas não existem, mas sem sucesso. Até que um dia, Lisa fala ao seu irmão que ela será a Rainha das Fadas e logo após disso, desaparece.

O enredo traz acontecimentos fortes, misteriosos, personagens problemáticos, com vários traumas familiares.

A narrativa é em terceira pessoa e traz capítulos alternados entre o presente, com Phoebe e o passado, com Lisa. Com essa narrativa, o leitor se prende mais na história, pois acontece algo surpreendente no passado e acaba o capítulo e voltamos para o presente, ai corremos vemos o presente e ai acontece algo surpreendente e ficamos assim o livro todo.

Um problema que eu encontrei na narração é que parece que não é em terceira pessoa e sim em primeira, pois o foco da narração é Phoebe e Lisa, o que leva só a visão das duas aos acontecimentos. Não mostrava com clareza o que os outros personagens sentiam e o que realmente estava acontecendo fora do ângulo de visão dessas duas personagens. Porém, a narração é misteriosa, traz aquela incerteza se realmente existe um mundo das fadas.

Quando leio um livro, sempre me apego a algum personagem, mas neste caso, não gostei de nenhum. Sam é frio e arrogante; Phoebe, no começo era uma vadia, e isso já me irritou, depois de quinze anos ela agia feito uma adolescente. Lisa, uma garota mimada, que só pensava em si, que não via as consequências dos seus atos. Ela já tinha 12 anos e agia feito uma menina de 7, não pelo fato de acreditar nas fadas, mas em não ouvir as pessoas ao seu redor. Sam, quando pequeno parecia mais um adulto do que uma criança de 10 anos. Os personagens secundários são todos sem sal.

Durante a leitura, foram aparecendo muitos mistérios, sem respostas. Só aconteciam coisas estranhas e nada de algo ser resolvido. Pensei que quando faltassem umas 100 páginas as coisas começariam a ser resolvidas, mas estava enganada. Faltavam, 100, 50, 40, 30, 20, e lá no finalzinho algumas questões foram resolvidas, mas quando eu terminei a leitura, minha cabeça estava cheia de interrogações. Eu não sabia se realmente o que foi explicado foi o que realmente aconteceu, pois não foi convincente. Pareceu a história de Bento e Capitu (Dom Casmurro, de Machado de Assis), que nos mostra que parece que Capitu traiu Bento e ao mesmo tempo não. Não sabemos o que realmente aconteceu e isso foi o grande problema na história. Não sabemos de fato se existem fadas. 

Indico esse livro para pessoas que gostam de uma trama sobrenatural e um thriller psicológico.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

52 comentários:

  1. Muito boa a resenha. Embora não tenha me empolgado para ler o livro rs. A ideia parece bem original. Eu detesto quando pegam uma boa ideia e não a trabalham da maneria correta. Pela sua resenha pareceu que a autora, não sabe desenvolver bem os personagens e isso pode estragar toda a magia do enredo. Não estou com vontade de ler o livro, mas devo admitir que estou curioso (pode isso?) só pra saber se concordo com você ou não rs. Se Não Diga Mais uma Palavra fosse mais elaborada daria um enredo incrível. Enfim parabéns pelo seu blog. Continue assim. Lutando pelo que você acredita. Parabéns Bianca e sorte e conquistas no seu futuro!

    Colunista: Daniel

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, odiei a capa. Capas fotografadas são algo entre o amor e ódio. Esse com certeza é o ódio. Ficou muito estranho. E a sinopse também é meio confusa. Apesar de gostar do tema, não me parece o tipo de livro que iria me agradar. E 408 de confusão? Não é para mim!

    Bjoos
    http://leiturarecomendada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto muito de livros assim, eu adoro fantasia, sobrenatural, mas sei lá, prefiro história que deixe explicito desde o começo que estamos num mundo de fantasia, apresentar uma dúvida e depois mudar tudo, não é bem o que mais gosto. E também não gostei da capa

    ResponderExcluir
  4. Apesar de gostar de thrillers, tenho receio em ler esse livro.Imagino que deve ser um pouco confuso e o fato de ser extremamente misterioso me desanima, por isso esse eu vou passar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Achei a sipnose meio confusa, muitas informações mas enfim, mas esperava um livro cheio de emoções, mas parece que não é só a sipnose que é confusa, o fato de ter uma narrativa em 3 pessoa é positiva, mas como foi citado na resenha o foco foi em apenas em dois personagens sem falar que é muito dificil ler um livro sem você se identificar de nenhum modo com algum dos personagens, apesar dos mistérios e os acontecimentos sobrenaturais o livro não conseguiu chamar minha atenção.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei confuso logo no principio da resenha, gosto de temas psicológicos,no entanto, no começo imaginei algo como um rapto, com acontecimentos sobrenaturais e fiquei empolgado, mas ao continuar lendo sua resenha, o livro me perdeu logo no inicio dessa historia de dar enfase em acreditar em fadas. A Sininho que me desculpe mas um monte de fadas vai morrer nesse momento. É triste ver um ótima ideia ser jogada fora assim, pelo que você conta em sua resenha. Personagem adoráveis ou fortes é o que fazem principalmente uma boa leitura na minha opinião.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que eu tenho medo dessa menina da capa huahuahuahua. Mas ele infelizmente nao faz o meu estilo de leitura =( nao gosto de thrillers e nem de romances sobrenaturais =( Mas ainda assim gostei mt da sua resenha.

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler uma resenha sobre esse livro e agora me deparo com a sua! hehe Como comentei na resenha que li agora a pouco, não gostei nem um pouco da capa, o que me fez não ter muita vontade de ler o livro. A história, apesar de parecer legal não sei se me agradaria. Gosto de thrillers mas não sei se esse seria o mais adequado pra mim.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  9. A história está me parecendo ser bem legal e eu gostaria muito de ler esse livro. Sua resenha é a primeira que leio sobre ele e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  10. Nossa nem imaginava que um livro com uma capa tão feia assim pudesse conter uma história sobre fadas e mistérios.
    Por ser um Thriller psicológico, talvez eu leia pois gosto do gênero.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, mas a sinopse parece ser bem legal. A capa é um horror, odiei. Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  12. Pelo visto não gosta de histórias mal resolvidas não é mesmo? Gosto de Dom Casmurro pela eterna incerteza da traição, e adoro livros que me deixam com a pulga atras da orelha, apesar da sua resenha negativa, gosti do livro, não busco por respostas mas por perguntas. Uma pena a capa ser tão horrorosa (cadê os trabalhos de arte!).

    ResponderExcluir
  13. O livro parece meio confuso, não li ainda, mas tenho vontade de ler, se o livro prende a atenção logo do começo eu vou gostar, não me importo muito com essa incerteza que vc citou.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que fiquei um pouco confusa com a sinopse..
    E que capa mais feinha heim?!
    Não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  15. Digamos que eu já tenha lido a sinopse desse livro e a capa é chamativa. Logo eu pensei que teria uma boa critica sobre o livro, mas a resenha - mesmo mostrando pontos fortes e fracos do livro - me fizeram fraquejar um pouco para comprar o livro.
    Os personagens que descreveu, também não são os que me agradam. Mas eu irei ler por curiosidade, já que cada um possui uma opinião própria e a ideia do livro me fez pensar em várias situações que o livro possa apresentar. Gostei da ideia e irei ler o livro algum dia.

    ResponderExcluir
  16. Não tinha ouvido falar do livro ainda... mas a sinopse até que me agradou por eu gostar de temas sobrenaturais. Agora quanto a sua resenha, esse quesito de ficar confuso, é um problema mesmo. As vezes os livros não conseguem solucionar todas as questões. =(

    ResponderExcluir
  17. Linda passando para te convidar a passar no meu blog, porque tá cheio de novidades de livros novos. Espero que vocÊ goste. Tenha um ótimo final de semana e fica com Deus querida.
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Amiga se puder siga o meu blog. Estou alertando todos os blogs que estou seguindo, porque nem todos estão. mas enfim...obrigada

    ResponderExcluir
  18. Olá! De primeira que vi essa capa, achei ela tão tosca que não dava nem vontade de ler, e eu nem havia lido a sinopse. Daí eu vi aqui uma resenha e parece ser muito legal, tirando o fato de que os personagens serem sem sal e tal, mas eu pretendo dar uma chance. Adoro livros que mexem com o psicológico das pessoas. Adorei a resenha!
    Até mais :*

    ResponderExcluir
  19. Para ser bem sincera, não gostei não. Na verdade, tenho muito pé atrás com histórias sobrenaturais. E pelo que entendi, os personagens não criam empatia ao leitor e isto é bem ruim.
    A capa não é legal também, parece bem amadora.
    Bom, não vou ficar "detonando" o livro, mas em resumo, não pretendo ler não.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Não gostei da capa, essa menina é muito estranha. Achei a capa americana muito mais bonita, mas é assustador aqueles olhos verdes da garota. Você já viu? http://www.jennifer-mcmahon.com/images/dontbreatheaword_final_lg-330.jpg

    Essa serie Evie então? Personagens sem sal são horríveis e uma história que deixa interrogações ao terminar a leitura não é bacana.
    Não curto muito Dom Casmurro, de Machado de Assis, então acho que não iria gostar desse livro.
    E fadas ruins? Seria um ponto positivo, já que nunca li algo com fadas ruins. Também não gosto de personagens vadias.
    Mas essa incerteza se realmente existe fadas e no final não deixar claro, é, definitivamente não quero conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa capa é bem assustadora do que essa capa brasileira. Acho que sim, pelas características que cita no livro.

      Excluir
  21. Concordo com uma galera ai. A capa é muito feia, além de ser meio difícil de ser lido o texto em branco ali. De qualquer forma, achei a história do livro interessante, mas não é um livro que eu leria, pois já li vários que seguem o mesmo estilo.

    ResponderExcluir
  22. Esse é o livro que nao me chamou nenhum pouco atenção desde o lançamento, achei a capa muito esquisita apesar de ser um livro com o gerero de thriller psicológico eu passo.

    ResponderExcluir
  23. Eu não gostei da capa do livro e lendo sua resenha não me animei a lê-lo. Não gosto de finais em aberto, se o autor não cuida parece que ele não tinha criatividade suficiente para responder as questões do livro. Então esse é um livro que não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  24. Eu ultimamente não tenho dado muitas chances a thrillers psicológicos a maioria promete ser avassalador, mas acaba ficando chato, não gosto muito do tema abordado que são fadas, mas gosto bastante de dramas familiares, se eu tivesse a chance de ler o livro eu leria, mas não com muito entusiasmo.

    ResponderExcluir
  25. Também não gostei da capa. A garota está em uma posição estranha e sua linguagem corporal não diz nada.
    Achei o enredo um pouco confuso. Até tinha me interessado pelo livro na primeira vez que li a sinopse, mas depois de ler a sua resenha, desanimei um pouco.

    ResponderExcluir
  26. Confesso que quando vi a capa não me interessei nada pelo livro, mas depois de ler a sua resenha eu fiquei bem curiosa, o livro parece ser interessante.

    ResponderExcluir
  27. O livro aprece ser um pouco confuso, e um livro mesmo sendo uma serie ele tem que finalizar um assunto do qual ele tratou no livro e deixar um gancho para o proximo, mas não ficar sem explicar nada, acho isso bem frustrante.
    Não sei se vou ler o livro, quem sabe consigo trocar ele no skoob dai eu leia, beijos.

    ResponderExcluir
  28. Gostei demais! Nossa, que mistério será esse? Adoro thrillers psicológicos e somando a isso um bom romance e um mistério e pegadas sobrenaturais, acho que vou me deliciar nessa leitura. Quero ler, sim.

    ResponderExcluir
  29. Gente gostei do enredo, mas acho que ele tem uma tendência a confudir ...rs gosto de dramas assim e dos temas sobrenaturais.. mas... ele é enorme né?!...rsrs

    ResponderExcluir
  30. Gostei bastante de sua resenha, como sempre. Sobre o livro, eu só consegui absorver dados negativos. A capa é feia, o título não deveria ser outro que fosse mais de acordo com o enredo, aliás, não gostei do enredo. Não gosto de leituras confusas e que tenham um final não esperado. Mesmo gostando de thrillers e tramas sobrenaturais, este livro não me cativou.

    ResponderExcluir
  31. Muito boa sua resenha, quando li a sinopse até me interessei no livro, apesar dessa capa horrível, mas daí li a resenha e percebi que a autora tinha uma ideia boa, mas não soube colocar isso nas páginas, sem falar que pelo jeito o título não tem nada a ver com a história. Não é um livro que eu leria. Beijos

    ResponderExcluir
  32. Uma galerinha boa está tendo a mesma opinião do que a sua a respeito do livro. Eu acho a capa muito bonita e tal, mas o enredo não chamou tanto a minha atenção e depois de conhecer a narrativa mais a fundo concluí que esse livro não vai me interessar muito, não gosto muito do tema e tal. Gostei da sua resenha!

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  33. Quando li a sinopse e a resenha eu não gosteu,e a capa é muito feia. Então esse seria um livro que ficaria em segundo plano, com certeza.

    ResponderExcluir
  34. Um thriller é sempre bom e adorei o fato de conter o gênero sobrenatural junto, o que eu adoro também, só fiquei frustrada com o tanto de interrogações com o que parecemos ficar, ao final de sua leitura... é uma pena. Em todo caso, acho que leria.

    ResponderExcluir
  35. Essa capa parece ser meio nada a ver com a história neh? ! kkk em sua resenha me deixou curiosa , suspense, thriller e um pouco de sobrenatural? mistura perfeita pra mim rsrsr

    ResponderExcluir
  36. Pela sinopse eu fiquei curiosa para saber que promessa é essa que Sam fez e qual a consequência dela. Gosto de livros que são cheios de suspensa, mas personagens problemáticos são um problema. Realmente um começo de arrepiar. Também odeio personagens vadias, Bianca. Gostei do livro ser em capítulos alternados, mas o foco fica só nas duas personagens e isso é um problema. Odeio Dom Casmurro, esse livro depois dessa comparação, não é para minha pessoa.

    ResponderExcluir
  37. Ah essa temática não me agrada sabe e o livro ainda por cima é confuso.
    Li outras resenhas e algumas até que foram positivas, mas gosto é gosto né.

    ResponderExcluir
  38. Com certeza um livro que muitos vão julgar pela capa.
    Se eu não tivesse lido sua resenha e a sinopse, provavelmente não leria...
    Gosto de temáticas com suspense, mistério e mais ainda quando mistura fantasia!
    E esse recado no começo do livro, realmente deixa bem curioso!

    ResponderExcluir
  39. Primeiro, tenho que deixar claro que achei essa capa bem feia, editora podia ter mudado...
    Com essa primeira impressão ruim fui ler a resenha e olha... achei tudo muito confuso, odeio isso de capitulo no passado, presente, por que não colocam em ordem cronologica? Sem falar que eu também não curto livros com fadas, mesmo em segundo plano.
    Valeu a dica, mas não é pra mim
    Bj

    ResponderExcluir
  40. Também não gostei da capa; nem acho que tenha a ver com a história. Bom, sua resenha está muito bem escrita, mas não consigo me interessar pelo livro! :/

    ResponderExcluir
  41. AMo essas coisas sobrenaturais. Mas vou ter que comentar que essa capa ficou MUITO estranha. Sério. Claro, julgar um livro pela capa é ridículo, mas não tem como não reparar. Parece que não se encaixa com o livro :(

    ResponderExcluir
  42. Então acho que pelo que entendi, se fossem personagens de menor idade talvez ficaria bom ?
    Deve ser um boa leitura, eu acho (:

    ResponderExcluir
  43. Gosto de romance sobrenatural e triller psicológico, cheio de suspense, mistério, investigação, e tudo mais que tenho direito. Mas pela sua resenha, mistério tem, suspense também, mas respostas que são necessárias, não existem. Confesso que me desanimei com ele. Quem sabe lerei em um futuro bem distante, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  44. Adorei a resenha, mas confesso que não gosto de livros que terminam e nos deixam com algumas interrogações, por isto mesmo ainda não li Dom Casmurro. Também não gosto de livros que resolvem a trama só nas últimas paginas, fico muito apreensiva com isto. Mas em geral o livro me chamou atenção, já que gosto de livros sobrenatural.

    ResponderExcluir
  45. Oi, ^^

    Pra ser sincera, eu nunca tinha ouvido falar desse livro antes de ler sua resenha :*

    Acho que, pela sinopse, se eu tivesse acesso a esse livro eu acabaria pegando ele para ler, mas depois da sua resenha fiquei realmente em dúvida; os pontos negativos que você destacou também seriam difíceis pra que eu aturasse rs'

    Mas, o principal fato que me deixou com um pé atrás foi você dizer que não se apaixonou por nenhum personagem; é realmente difícil seguir uma leitura assim :/ Eu mesma não consegui seguir com um ou dois livros por esse motivo que parece bem pequeno, mas que com o passar da leitura acba incomodando.

    Não sei se vou ler rs' Mas, gostei do modo sincero como montou a resenha :]

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  46. Não gosto de pessoas na capa do livro.
    Então não pegaria esse livro pra saber do que trataria.
    Lendo a sinopse até poderia dar uma chance, mas lendo a resenha já descartei essa possibilidade.
    É ruim quando o livro acaba com questões abertas.

    ResponderExcluir
  47. Aí não gostei do livro :( ! A sinopse não me pareceu interessante e capas desse estilo não é algo que me chama atenção. Definitivamente não leria!

    ResponderExcluir
  48. Eu não gostei da capa ;S Achei um pouco estranha. Achei a sinopse bem interessante, mas ele ainda não me atrairia. O que eu gostei foi da resenha, e bastante *_* Ele me atraiu justamente por isso.
    beijos

    ResponderExcluir
  49. Olha só a capa me encantou com um mistério que ela transmite.Agora lendo sua resenha.Nossa preciso deste livro(hahahahaha).
    Mas você disse que o final havia lhe decepcionado,bom quase sempre é assim,o livro é bom e contagiante e quando chega no final...Já li vários livros assim,e tive a mesma decepção(hahahahahaha).

    Parabéns pela resenha!

    beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  50. Vamos começar pela a capa, odiei. Tudo é feio, a menina, a posição, tudo! Terrível!
    Já a estória até parece legal, a intenção é boa. Mas você disse que é confusa e ainda se decepcionou. Aí complica.
    Certamente só vou ler se não tiver mais nenhum na minha lista, ou seja, não quero ler.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2014. Todos os Direitos Reservados.